Cientista da Unioeste - Romeu Reginato
A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.
Entre os cientistas citados no ranking 2021 está o professor Romeu Reginato desde 2007 leciona no curso de Engenharia Elétrica no Campus de Foz do Iguaçu. Para ele é “muito gratificante ver que o trabalho realizado vai deixando rastros e impactos positivos no crescimento do conhecimento científico e tecnológico. A ciência é uma grande rede em que cada um agrega um pouco a partir do que alguém fez antes. Fazer parte desta rede é muito gratificante, um objetivo de vida que vem se realizando”.
Projetos
O professor ressalta que coordenou a proposição e implantação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação no CECE-Foz do Iguaçu, foi também coordenador deste programa de 2010 a 2014, período que participou de vários projetos tanto de infraestrutura quanto de pesquisa, incluindo o projeto "Cooperação Acadêmica e Científica em sistemas de Controle Digital, Automação e Robótica" desenvolvido em cooperação com o programa de Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC. Coordenou ainda os projetos de pesquisa "Determinação de Níveis Máximos de Inserção de Geração Eólica no Sistema Elétrico" e "Impacto e Limites de Inserção de Geração Eólica em Sistemas de Distribuição" com financiamento do CNPq e Fundação PTI. Também participou do projeto em rede "Desenvolvimento de soluções tecnológicas a partir do biogás produzido em sistemas de tratamento de esgotos e aterros sanitários para geração de energia elétrica", com financiamento da FIPEP.
Currículo
Romeu tem graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia Elétrica também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) com estágio de doutorado-sanduíche (1 ano) na Universidade da Califórnia em Santa Barbara. Foi professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRGS de 1993 a 2007 e chefe do mesmo departamento de 2005 a 2007. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, com experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Controle e Sistemas de Geração Eólica e Distribuída, atuando principalmente nos seguintes temas: controle aplicado a sistemas de geração distribuída, aplicações de sistemas de controle, sistemas não-lineares. Também coordenou o PGEEC (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação) no período de 2010 a 2014. Atualmente está na posição de Diretor do CECE-Foz do Iguaçu, desde 2020.