Professor da Unioeste toma posse como conselheiro do CONFEA

O professor do curso de Agronomia José Barbosa Duarte Júnior da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, tomou posse, na última quarta-feira (08/12/21), como membro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). O docente faz parte da chapa com o professor Luiz Antônio Lucchesi da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que tem como proposta CONFEA: "União Nacional pela Educação".

Entre as atividades a serem desenvolvidas pelo conselheiro, estão o acompanhamento dos orçamentos do CONFEA, a participação de atividades em plenário relacionadas aos CREAs regionais e aos profissionais da engenharia e agronomia e participar de atividade de comissões diversas e permanentes que incluem preposições para alteração de algumas leis que regulamentam as profissões dos engenheiros. “Tem várias articulações que são realizadas pelos conselheiros para lutar pelos interesses da classe dos engenheiros e pela proteção da sociedade brasileira no exercício da profissão dos engenheiros, especialmente os agrônomos”, destaca o professor.

Além dessas atividades, o professor ressalta ainda os trabalhos que serão desenvolvidos para a formação acadêmica dos futuros engenheiros e agrônomos. “Iremos trabalhar, nesse período, questões educacionais, principalmente em relação a formação dos engenheiros agrônomos. Pretendemos atuar e articular intensamente junto ao Ministério da Educação (MEC) e trabalhar no que for possível para melhorar a condição estrutural e de trabalho dos profissionais da educação superior em engenharias para a melhoria da formação dos nossos profissionais”, explica.

O professor defende também que tenha um exame nacional dos profissionais de agronomia e das engenharias para o ingresso no mercado de trabalho, assim como já acontece com a OAB. Outra proposta levantada é a residência agronômica para que os profissionais possam realizar residência em especialidades da agronomia.

Para o professor, fazer parte do CONFEA “é uma missão desafiadora em que a gente pretende contribuir junto ao CONFEA no sentido de melhoria na formação, na fiscalização do exercício profissional, nas possíveis articulações junto ao MEC para tentar transmitir anseios de professores da universidade e das organizações de classe profissionais, bem como contribuir e cooperar coletivamente na confecção de projeto e propostas de lei  que possam melhorar o contexto da formação e da educação superior em agronomia e engenharias, bem como das atividades profissionais dos engenheiros agrônomos na atuação e atendimento as demandas da sociedade brasileira”, complementa.

Assessoria de Comunicação Social