Unioeste realiza formação com estudantes que participam do Projeto Rondon

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou hoje o terceiro encontro de formação dos alunos extensionistas que participam do Projeto Rondon. O projeto é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade e conta com estudantes de vários cursos dos cinco campi da Unioeste que fazem parte de duas operações, “Amapá Mais Forte” e “Rondon das Gerais”.

Segundo o diretor de Apoio e Fomento à Extensão, Marcos Freitas de Moraes, o Projeto Rondon é o maior de extensão universitária do Brasil. “É um grande orgulho para nós continuarmos representando a Unioeste dentro do Projeto Rondon. A formação dos acadêmicos hoje visa integrar a equipe e prepará-los para como atuar na comunidade que vão trabalhar, propondo oficinas de saúde, educação, cultura, direito e justiça”, destaca Marcos.

A operação “Amapá Mais Forte” irá desenvolver atividades de formação de professores e de agente comunitários de saúde na cidade de Amapá, no estado de mesmo nome, como explica a professora Adriane de Castro Mertinez, coordenadora da operação. “Vamos ter formação para professores, com algumas temáticas como inclusão, desenvolvimento motor, saúde na escola; com os agentes comunitários de saúde e outros profissionais de saúde temas como humanização no atendimento, doenças endêmicas da região, doenças crônicas e infecciosas”, comenta a professora.

Para Victoria Ribeiro de Medeiros, estudante do curso de Medicina do campus de Cascavel da Unioeste, participar do projeto é uma oportunidade única que visa conhecer diferentes modos de vida. “Minha expectativa é ajudar a população que vamos visitar no Amapá, mas também receber de volta todo o conhecimento que eles têm a oferecer, e conhecer uma nova região do país que eu não teria condições de conhecer a não ser pelo projeto. Vamos trabalhar com oficinas de saúde do pescador, saúde da mulher, prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis”, destaca a estudante.

Já a Operação “Rondon das Gerais” será realizada na cidade de Cristália, no estado de Minas Gerais, entre os meses de janeiro e fevereiro. De acordo com a professora Mara Cristina Ripoli Meira, as desenvolvendo atividades vão de encontro com as necessidades do município. “Já fomos lá para adaptar as nossas propostas de oficinas com a realidade do município, então vamos trabalhar com as dificuldades de aprendizagem, com o controle de doenças transmissíveis, empreendedorismo, geração de renda e emprego”, enumera a professora.

Essa operação também conta com a participação do professor Antônio Márcio Ataíde, que destaca os conhecimentos que são compartilhados nessa experiência. “Apesar de ser um projeto no qual universitários saem de regiões medianamente privilegiadas do país para regiões menos favorecidas, eu acho que os maiores beneficiários serão nós mesmos, a gente vai para doar um pouco do tempo, do conhecimento e quem mais vai receber somos nós mesmos”, comenta. Entre os estudantes que participam dessa operação, está Guilherme Zandoná, acadêmico do curso de Direito do campus de Francisco Beltrão, que salienta que a experiência vai somar na carreira profissional conhecendo a sociedade. “É preciso conhecer a sociedade, entender o que ela anseia e como ela pensa, sair um pouco da bolha, porque querendo ou não, a universidade ainda é uma bolha, você se cerca de pessoas que pensam como você”, aponta Guilherme.

Assessoria de Comunicação Social