Cientista da Unioeste - Patricia Oehimeyer Nassar

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou  a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está a professora Patricia Oehimeyer Nassar desde 2002 leciona no curso de Odontologia no Campus de Cascavel. Ela comenta que “em primeiro lugar me sinto muito grata pela oportunidade que a Unioeste me proporciona para poder fazer parte desta lista. E me sinto ainda muito honrada em saber que o trabalho dos pesquisadores de uma Universidade que ainda recebe pouco incentivo na pesquisa vem sendo reconhecido internacionalmente. Isso mostra a importância da pesquisa e da Unioeste em nosso país”.

Projetos

A professora pontua alguns dos projetos que desenvolve na Unioeste: Periodontite experimental como fator de risco para potencialização dos efeitos da artrite reumatóide em ratos wistar; aspectos imunoinflamatórios dos tecidos periodontais de pacientes com a Covid-19 em unidade de terapia intensiva; Efeitos da associação da periodontite e do diabetes mellitus tipo 1 induzidos sobre os tecidos periodontais e a mucosa duodenal de ratos wistar.

Currículo

Patricia é  graduada no curso de Odontologia de Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), Pós-Doutorado em Imunologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com experiência na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: Doença periodontal inflamatória e suas alterações locais e sistêmicas. Além de professora da Graduação em Odontologia da Unioeste; no Programa de Mestrado e Doutorado em Biociências e Saúde da Unioeste e docente do Mestrado em Odontologia da Unioeste.