Cientista da Unioeste - Carlos Eduardo Camargo Nogueira

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas está o professor Carlos Eduardo Camargo Nogueira que desde 1997 leciona no curso de Engenharia Agrícola do Campus de Cascavel. Ele comenta sobre sua citação no ranking 2021 “vejo como um reconhecimento ao trabalho realizado ao longo dos anos na Unioeste, pautado pelo compromisso e responsabilidade no exercício das funções de docente, pesquisador e orientador de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado”.

Projeto

O professor já desenvolveu inúmeros projetos de pesquisa na Unioeste, particularmente vinculados ao curso de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura (PPGEA), do qual participa como docente permanente e orientador.  Para citar alguns, ele destaca os projetos desenvolvidos para geração de energia em sistemas fotovoltaicos estáticos e móveis, geração de energia a partir da utilização da vinhaça de usinas de açúcar e álcool, sistemas de aquecimento solar de água com diferentes tipos de coletores, desenvolvimento e registro de softwares para dimensionamento de sistemas renováveis de energia, etc.  De modo geral, todos os projetos resultaram em artigos publicados em periódicos internacionais com alto fator de impacto.

Currículo

Carlos possuí graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e tem experiência nas áreas de Engenharia Agrícola e Engenharia Elétrica, atuando principalmente em pesquisas referentes a fontes renováveis de energia, otimização de sistemas energéticos, energização rural, sustentabilidade energética e segurança do trabalho. Atualmente é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico do CNPq.