Unioeste: Empresa Júnior realiza projeto da Casa do Estudante

O projeto da Casa do Estudante da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), entregue ao reitor Alexandre Webber ainda no ano passado, foi desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Civil, do campus de Cascavel, por meio da Up Engenharia, empresa Júnior do curso.

A UP Engenharia, sob orientação do professor Júlio Pacheco Monteiro Neto e de outros professores do curso de Engenharia Civil, nasceu da necessidade de promover desenvolvimento técnico e a inserção no mercado de trabalho aos acadêmicos de Engenharia Civil da Unioeste. “Outro fator não menos importante é o desenvolvimento do espírito empreendedor dos jovens, motivando-os a, no futuro, criarem suas próprias empresas”, destaca o professor Júlio.

De acordo com o Plano Acadêmico de Empreendedorismo Empresa Júnior, os objetivos da empresa são proporcionar aos estudantes a aplicação prática dos conhecimentos técnicos e desenvolver habilidades de gestão, além de oferecer à sociedade serviços de qualidade.

Entre as atividades que os alunos membros da Up Engenharia podem desenvolver, estão a realização de Projeto Arquitetônico; Reforma e Ampliação; As built; Renderização; Projeto elétrico; Projeto Hidrossanitário e Cisterna; e Orçamento e Quantitativos. Essas atividades devem estar relacionadas com disciplinas presentes na grade curricular do curso. Para realizar determinada atividade, os membros devem cursar ou terem concluído a disciplina relacionada ao conteúdo. Todas as atividades desenvolvidas pelos discentes são supervisionadas pelos docentes da área.

Empresa Júnior é uma empresa formada e gerida apenas por universitários. Todos os membros da Up Engenharia são voluntários, ou seja, nenhum ganha remuneração financeira por participar da empresa, porém, o lucro da empresa é revertido em capacitação para os membros.

Além disso, elas fazem parte de um movimento presente no mundo inteiro, chamado Movimento Empresa Júnior (MEJ) que tem como objetivo formar por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o mundo, se diferenciando de um estágio. O foco da UP não é só o aprendizado técnico, mas sim o desenvolvimento empresarial por completo.

Casa do Estudante

Buscando referências em projetos anteriores, a Casa do Estudante era uma demanda da comunidade acadêmica e foi projetada pela Up Engenharia para atender a necessidades de estudantes, principalmente em situação de vulnerabilidade.

Para o reitor da Universidade, Alexandre Almeida Weber, a casa é uma conquista para a Unioeste e deve contribuir para a diminuição da evasão de alunos. “Essa luta está chegando ao fim, mas existem ainda muitas outras novas para construirmos uma política de assistência estudantil do porte que a nossa Universidade merece. É inadmissível perder um estudante por não ter condições financeiras de se manter na Universidade. É a coisa mais chocante e mais triste de admitir como gestor”, ressalta.

A casa do Estudante tem uma característica diferente dos demais projetos desenvolvidos pela Up Engenharia. “Diferente dos outros projetos que a gente faz, esse foi um projeto social então foi desenvolvido justamente para esse público que são os estudantes da Unioeste”, destaca Felipe Schmidt, estudante do 2º ano de Engenharia Civil da Unioeste.

Buscando ser um projeto mais acessível para a implantação, a Casa do Estudante prevê uma construção de 604,43 metros quadrados. Cada unidade contará com área comum com refeitório, cozinha e lavanderia e ainda 12 quartos e 6 banheiros a serem compartilhados. O projeto inicial prevê o atendimento de até 30 alunos por cidade, mas foi planejado para ser modular, sendo assim, com o aumento da demanda poderá ser ampliado, como explica Ane Caroline Pereira, estudante do 3º ano de Enganaria Civil. “É um projeto que pode ser separado em blocos para poder implementar em fases nos campi, então buscamos fazer um projeto modular em que teria um espaço para salas comerciais e área social e em cima, os apartamentos para os estudantes”, explica a estudante.

Sob olhar e tutela dos professores da instituição, a empresa desenvolve serviços completos de engenharia, incluindo projetos arquitetônicos, elétricos, hidrossanitários, prevenção a incêndios e consultoria, além de ser uma das pioneiras na região ao trabalhar com a tecnologia BIM, que permite compatibilizar.

Assessoria de Comunicação Social