Cientista da Unioeste - Claudia Silveira Viera

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou  a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking está a professora Claudia Silveira Viera que desde 1997 leciona no curso de Enfermagem do Campus de Cascavel. Ela comenta que “estar entre os cientistas mais citados no mundo representa o reconhecimento de longos anos de trabalho, sempre mantendo o foco no objeto de estudo saúde da criança. Indica também a busca de crescimento enquanto pesquisadora por meio de aperfeiçoamento das técnicas de investigação e abordagens metodológicas distintas, em que desenvolvi desde estudos quantitativos observacionais descritivos a estudos clínicos randomizados e, atualmente, tenho me dedicado para o estudo da abordagem de métodos mistos em investigação na saúde. Assim como, com as parcerias estabelecidas durante esse período possibilitaram a troca de experiências para o aprimoramento nas pesquisas desenvolvidas, alavancando a produção cientifica. Dessa forma, evidenciando a maturidade como pesquisadora que culminou na citação no AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index), Latin American TOP 10.000 Index. Este sistema faz a classificação e análise do pesquisador com base em seu desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cada cientista, fornecendo classificações de instituições com base nas características científicas de seus pesquisadores. Para tanto, estar na lista do referido sistema além do reconhecimento individual do pesquisador também valoriza a universidade como instituição reconhecida por excelência em pesquisa”.

Projetos

Entre os principais projetos desenvolvidos e em desenvolvimento como coordenadora a professora citou: Avaliação do sistema de alojamento conjunto pediátrico de um hospital universitário (2004); Experiências de famílias no seguimento de crianças pré-termo e de baixo peso ao nascer no município de Cascavel-PR (2007); Caracterização dos acidentes de trânsito na faixa etária 00 aos 14 anos: uso do assento de segurança infantil (2010) – fomento CNPq; Acompanhamento do recém-nascido de Alto risco: a prática clínica de Enfermagem no contexto dos cuidados primários de saúde (2013); Repercussões da prematuridade: estresse materno e alteração metabólica após a alta hospitalar (2014-atual) – fomento CNPq (2014 a 2017) e Estresse de mães de prematuros: a complementariedade do Método Misto (2015) – investigação desenvolvida para obtenção do titulo de Professor Associado. Também participa como colaboradora dos projetos multicêntricos nacionais e internacionais: (colaboradora):Análise do processo de implantação e desenvolvimento do programa rede mãe paranaense (IES Paraná); Lactancia materna exclusiva: determinantes socioculturais na América Latina (Universidade de Kentucky); Validação de protocolo de fluxo de cuidado domiciliar para a criança com necessidades especiais de saúde no Paraná (IES PR e Brasil) e Estudo Multicêntrico - ABRACE- Avaliação Brasileira do Crescimento de Ex-prematuros (IES Brasil, coordenadora)

Currículo

Claudia, em 1992, graduou em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel - RS), atuou como enfermeira da área materno-infantil na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, concluiu em 1995 a especialização Lato Sensu em Enfermagem Neonatal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1997, iniciou as atividades como docente efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no curso de Enfermagem, Campus Cascavel. Nos anos 2000, finalizou o mestrado em Enfermagem Fundamental e, em 2007, o doutorado em Enfermagem em Saúde Pública, ambos pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP. Desde a graduação vem desenvolvendo pesquisas na área da saúde da criança, em especial em neonatologia, sendo assim, dando continuidade a sua qualificação docente, em 2013 fez seu pós-doutorado na Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia - UPEN, Filadélfia, Estados Unidos da América com a temática Seguimento do recém-nascido prematuro, com bolsa de estudos pela Sigma Teta Tau e pelo International Network for Doctoral Education in Nursing (INDEN). Desde a conclusão do doutorado tem participado como coordenadora ou colaboradora de projetos multicêntricos e com fomento do CNPq, sempre com pesquisas voltadas a saúde do neonato e sua família. Investigações de desenhos tipo estudo clínico e epidemiológico. As atividades de extensão desenvolvidas são articuladas a temática abordada nas investigações. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem Materno-Infantil, desde sua criação em 2004, docente efetiva do programa de pós-graduação (PPG) em Biociências e Saúde desde sua implantação em 2011 (Mestrado) e 2018 (Doutorado). Desenvolveu atividades administrativas como vice coordenadora do curso de Enfermagem, coordenadora de estágios do referido curso e coordenadora do PPG Biociências e Saúde, presidente de comissão de pesquisa, integrante do Grupo de Trabalho da Autoavaliação do PPG Biociências e Saúde desde 2019.