Profissionais de saúde do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) estão participando de um ciclo de palestras sobre a atuação do assistente social na reabilitação de anomalias craniofaciais e o trabalho multiprofissional no Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais (Ceapac). “O objetivo é compartilhar experiências e propor uma roda de conversa, também com as demais profissões, para que aprendam mais sobre o papel do assistente social. É importante lembrarmos que o trabalho no Ceapac é realizado sempre em equipe, composta por profissionais multidisciplinares”, afirma a assistente social do Ceapac, Aline Fernanda Junges Marques.
O ciclo de palestras foi organizado pela Residência Multiprofissional em Reabilitação Integral em Anomalias Craniofaciais. As palestras iniciaram nessa semana e seguem até dezembro. “São vários temas que serão abordados nesses encontros, que envolvem a reflexão sobre a atuação do profissional assistente social na reabilitação em saúde no âmbito SUS. Vamos falar sobre todo o contexto, desde a proteção social, direitos sociais, entre outros assuntos relevantes para a troca de conhecimento”, afirma Aline.
Entre os temas abordados estão: “O Serviço Social e Saúde”, ministrados pelas assistentes sociais do Huop, Daniela Prochnow Gund e Dalas Cristina Miglioranza; “A família, a proteção social e a violação dos direitos”, ministrado pela assistente social do município, Marilu Chaves Catusso; “O sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, a interdisciplinaridade e a intersetorialidade”, ministrado pela professora da Unioeste, Zelimar Bidarra; e “Conversando sobre a violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha”.