Campus Foz do Iguaçu: Acadêmicos de três cursos colam grau de forma on-line

Na última terça-feira, 15, mais uma turma de formandos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) colou grau de forma on-line, foram seis estudantes do curso de Enfermagem do campus de Foz do Iguaçu que concluíram o curso e receberam o grau de bacharéis e licenciados em Enfermagem.

A cerimônia foi presidida pelo reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Weber e estiveram presentes, diretor geral do Campus de Foz do Iguaçu, professor Fernando José Martins, o diretor do Centro de Educação, Letras e Saúde, professor Samuel Klauck, e o coordenador do curso, professor Helder Ferreira. Além de outros servidores da Universidade.

Para o reitor da Unioeste o retorno das aulas presencias dos últimos anos das áreas da saúde gerou uma grande dúvida. “Vamos retornar tanto nós professores quanto os acadêmicos mesmo sem vacina? Mas entendemos que naquele momento escolhemos ser profissionais de saúde, e ser profissional de saúde é saber que em momentos difíceis não podemos desistir daquilo que sonhamos”. Ele ainda agradeceu ao curso de Enfermagem pela dedicação ao combate ao novo Coronavírus. “Um curso que desde o primeiro momento da pandemia estendeu a mão à comunidade, esteve presente na luta e participou do maior projeto de extensão do Paraná e que mostrou a força das universidades estaduais. É uma turma aguerrida e participativa, isso dá muita certeza que devamos continuar defendendo nossa Universidade.”, comenta Alexandre.

O diretor geral do Campus de Foz do Iguaçu ressaltou a importância de uma formação com bases científicas. “E tenho muito orgulho dessa turma que está na linha de frente do Covid-19 desde os primeiros sintomas da pandemia, estão envolvidos defendendo a vida humana com bases científicas e aprendizados, podemos ter confiança no atendimento desses profissionais pois o processo de sólida formação científica e também são seres humanos formandos em um processo coletivo, democrático e principalmente solidário”.

Já o coordenador do curso destacou o momento em que a turma se forma. “Vocês que se tornaram enfermeiros nesse momento que a humanidade passa pela pior epidemia mundial, isso faz com que os horizontes sejam ainda mais repletos de desafios, de lutas, de problemas e de necessidades que vão exigir muito mais forças, inspiração coragem de qualquer outro momento”. Helder destacou também o compromisso do profissional para com os seres humanos. “Temos o dever de assistir ao ser humano nas suas necessidades básicas, auxiliaremos vir ao mundo pequeninos seres humanos, mas também os enfermos que precisam de muitos cuidados intensivos, amenizar a dor e a angústia daqueles que se despedem da vida”, finalizou.

Mais cursos

Acadêmicos de Ciências Contábeis e de Direito também colaram grau no início desta semana no Campus Foz do Iguaçu. As formaturas ocorreram de forma on-line e foram transmitidas ao vivo pelo Youtube do Campus.

Na colação de Ciências Contábeis, o diretor do Campus Foz do Iguaçu, professor Fernando José Martins, destacou a importância do ensino público, especialmente neste momento. “A Unioeste e as demais Universidades têm mostrado neste momento pandêmico a sua relevância e alcance social. Nós estamos nas vacinas sendo aplicadas, nas tecnologias e inovação dos aparelhos médicos, na linha de frente com nossos profissionais da saúde. Nós fazemos a diferença”.

Professora Lissandra Espinosa de Melo Aguirre, patronesse e representante da Subsessão da OAB em Foz do Iguaçu, destacou em sua fala a defesa do ensino público. “Precisamos defender uma Universidade pública, gratuita, com cada vez mais universalidade de acesso”.

As colações ocorreram na segunda-feira (14), curso de Ciências Contábeis e na terça-feira (15), Enfermagem e Direito. As transmissões podem ser acessadas no Youtube do Campus Foz do Iguaçu através do link https://www.youtube.com/channel/UCUAn_8uQWmKDm4avNxnUT2g

Texto: Gilvana Giombelli e Milena Griz