Programa Institucional de Ações Relativas às pessoas com Necessidades Especiais da Unioeste será homenageado pela Câmara de Cascavel

O Programa Institucional de Ações Relativas às pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) receberá Moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Cascavel.

Os vereadores aprovaram por unanimidade de votos na última segunda-feira (11) a proposta realizada pelo vereador Edson Souza (PMB) “O programa tem feito diuturnamente esforços para promover inclusão a todos os estudantes desta universidade que necessitam de alguma forma serem assistidos para que possam melhorar seu rendimento acadêmico e tenham seu direito à educação atendidos e garantido”, defendeu Edson.

De acordo com a Câmara de Vereadores de Cascavel a Moção será encaminhada para Aldo Bona, Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Alexandre Webber, Reitor da UNIOESTE, Fabiana Regina Veloso, Pró-Reitora de Extensão da UNIOESTE, Ivã José de Pádua, Coordenador do PEE da Reitoria da UNIOESTE, Lucia Zanata Tureck, docente da UNIOESTE e Vera Lúcia Luiz Rodrigues da Silva, servidora da UNIOESTE.

Conheça o PEE

O Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, constituído pela Resolução nº 323/97 e regulamentado pela Resolução nº 319/2005, se insere num conjunto de conquistas obtidas pelo movimento organizado das pessoas com deficiência.

Uma das últimas conquistas do Programa aconteceu no último dia 23 de março de 2021, quando o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), aprovou a regulamentação da atribuição de docente para Atendimento Educacional Especializado (AEE), aos acadêmicos com deficiência/necessidades especiais. Tal função se refere ao apoio pedagógico do professor para leitura de textos e/ou transcrição de conteúdos para os discentes.

O trabalho deve ser realizado por docentes colaboradores contratados especificamente para esta finalidade, que serão selecionados através do Processo Seletivo Simplificado – PSS, de acordo com a demanda necessária. Segundo Ivã José de Pádua, coordenador do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), a demanda de alunos com essas características vem crescendo na universidade “vem tendo ingressos de pessoas com deficiência na Universidade, e se fez necessário para garantir a qualidade no atendimento pelo Estado, uma regulamentação desta nova atribuição do atendimento educacional especializado”.

Texto:

A.I Câmara de Vereadores Cascavel e ACS Unioeste