No dia Mundial de Higienização das Mãos HUOP lembra importância do hábito

Nunca se falou tanto sobre a importância de manter as mãos higienizadas, seja com água e sabão ou com álcool 70% a prática se tornou parte da rotina em todo o mundo nos últimos meses, principalmente por ter sido a primeira ação recomendada contra a propagação da Covid-19.

Mas, higienizar as mãos com frequência e de maneira eficaz é sim uma forma de bloqueio, levando em conta que as mãos constituem como a principal via de transmissão de microrganismos. Neste 05 de maio é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos e os profissionais da saúde sabem bem que esta é a melhor forma de proteger pacientes e também eles mesmos “Para garantir uma higienização adequada precisamos utilizar uma quantidade de produto suficiente seja para água e sabão ou solução alcoólica, e realizar a fricção mecânica no tempo adequado (30 a 40 segundos). Cumprir todos os passos e etapas garante a eliminação de toda a microbiota transitória das mãos”, explica Gisele Yumi Hoshino coordenadora da divisão de Vigilância em Saúde do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Se no dia a dia é importante lembrar deste cuidado com as mãos, na rotina dentro do Hospital essa preocupação precisa ser redobrada. A enfermeira Rafaela Allegretti Alvares enfermeira da residência em Vigilância em saúde e controle de infecções do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) lembra que a higienização correta é uma ação simples e que faz toda a diferença “Faz parte do controle e prevenção de infecções, incluindo a COVID-19. Porém, ainda infelizmente há baixa adesão por essa prática, principalmente pelos profissionais, tornando-se um impasse no controle de transmissão de microrganismos”.

Vale lembrar que a preocupação em realizar uma higienização adequada das mãos é uma medida de prevenção de transmissão de diversas doenças. Entre essas doenças, podemos destacar a covid-19. Uma das principais formas de sua transmissão ocorre quando há o contato do vírus com olhos, nariz e boca por meio de mãos não lavadas. “No contexto de pandemia do novo Coronavírus, a higienização das mãos tem um papel essencial, já que é uma das maneiras de evitar a transmissão da covid-19. Apesar de ser um hábito simples e comum do cotidiano, é necessário que seja feita de forma correta para que possa ser eficaz na prevenção de doenças”, finaliza a coordenadora Gisele Yumi Hoshino.