Tupãssi recebe Projeto Rondon

Pela primeira vez, a região Oeste receberá o Projeto Rondon. A Operação Yaguaru tem como Centro Regional a cidade de Cascavel, e seus trabalhos coordenados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Três equipes representarão a Universidade nesta operação. Uma delas é pertencente ao Conjunto A que vai para o município de Tupãssi.
O Projeto Rondon é o maior de extensão do país e é promovido pelo Ministério da Defesa em coordenação com os Governos Estadual e Municipal, em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), a 33ª Brigada de Infantaria Mecanizada e a Unioeste.
O Conjunto A fica responsável por temas que abrangem Saúde, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, e Educação. Serão realizadas oficinas práticas, teóricas e atividades culturais.
O coordenador da equipe, professor Nilceu Deitos, afirma que o Projeto Rondon é de extrema importância. “É uma experiência de poder oferecer para comunidade aquilo que a academia nos ensina. É essencial tanto para os professores, quanto para os alunos. Eles já aprenderam bastante e agora poderão oferecer esse conhecimento para comunidade”.
O professor ressalta também que por ser a primeira vez do Projeto em nível nacional no Oeste do Paraná, a expectativa é que traga resultados positivos para o desenvolvimento regional. “Para nossa região é excepcional porque contempla os municípios que não tem o registro de IDH muito expressivo. Todo projeto de extensão quando é desenvolvido na comunidade tende a propiciar avanços para a própria comunidade”.
Cada equipe é composta por 10 rondonistas, sendo 8 acadêmicos e 2 docentes. O acadêmico de Filosofia do campus de Toledo, Fábio Semençato, conta que o Projeto Rondon inicia a partir do momento que o acadêmico se permite ter essa experiência. “Essa permissão dá uma abertura para o desconhecido. A maior expectativa é sempre desenvolver tudo que planejamos e fazer acontecer, mas a gratificação de fazer parte do projeto começa muito antes”.
Em 2018, Fabio participou da seletiva regional na Operação Rondon. Ele conta que desde então leva essa experiência para vida. “Agregou no meu cotidiano, no meu olhar para mundo. Uso essa experiência como modelo na minha vida. Quando saiu o edital, vi uma oportunidade de participar de uma experiência parecida novamente”.
Serão realizadas oficinas das mais diversas áreas: terceira idade, artesanato, manejo sanitário, primeiros socorros, empreendedorismo, práticas de alimentação e manejo, meio ambiente, entre outros.
A professora Ana Karine Braggio é subcoordenadora da equipe e conta que desde julho os professores coordenadores e subcoordenadores, estão pesquisando sobre os municípios participantes e pensando em propostas adequadas às necessidades. “Certamente faremos um excelente trabalho. O Projeto Rondon desafia, professores e alunos, a demonstrarem o seu melhor, usando conhecimento, criatividade e sociabilidade”.
Ela afirma também que essa é sua primeira experiência com o Projeto Rondon e que está apaixonada por todo o processo. “É uma experiência desafiadora que todos deveriam experimentar, visando contribuir com a comunidade e com seu próprio crescimento e desenvolvimento enquanto profissional e pessoal”.
Por Ana Cauneto