Aprovada na Unioeste atribuição de docente para Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Em reunião realizada no dia 23 de março de 2021, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), aprovou a regulamentação da atribuição de docente para Atendimento Educacional Especializado (AEE), aos acadêmicos com deficiência/necessidades especiais. Tal função se refere ao apoio pedagógico do professor para leitura de textos e/ou transcrição de conteúdos para os discentes.

O trabalho deve ser realizado por docentes colaboradores contratados especificamente para esta finalidade, que serão selecionados através do Processo Seletivo Simplificado – PSS, de acordo com a demanda necessária. Segundo Ivã José de Pádua, coordenador do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), a demanda de alunos com essas características vem crescendo na universidade “vem tendo ingressos de pessoas com deficiência na Universidade, e se fez necessário para garantir a qualidade no atendimento pelo Estado, uma regulamentação desta nova atribuição do atendimento educacional especializado”.

Fica como responsabilidade do PEE planejar a carga horária e a quantidade de docentes necessário, de acordo com os acadêmicos matriculados. Sendo que o requisito exigido para a contratação do professor de AEE é: Graduação e Licenciatura com Especialização na área de Educação Especial e/ou Mestrado e/ou Doutorado na área de Educação Especial e/ou em outra área na linha de pesquisa em Educação Especial, “são professores qualificados que vão trabalhar com os alunos com necessidades educacionais especiais na instituição, para garantir não só o ingresso mas também a permanência das pessoas com necessidades especiais na universidade”, comenta Ivã.

Os novos docentes de AEE terão como atividades: apoio pedagógico ao acadêmico em sala de aula, apoio didático, apoio complementar e/ou suplementar em contraturno, apoio em atividades extracurriculares. Além disso, terão várias atribuições como: apoio pedagógico extraclasse de aula: organização e cronograma de estudos; realização junto ao acadêmico de leituras, possibilitando o acadêmico interpretar e analisar os conteúdos das disciplinas; adaptação das referências bibliográficas, slides e demais materiais disponibilizados pelos professores das disciplinas; realizar comunicação alternativa conforme recursos utilizados pelo acadêmico; promover a constituição de autonomia e independência do acadêmico, considerando a conduta ética e respeito na relação interpessoal; trabalho colaborativo entre os profissionais do atendimento educacional especializado (AEE, docentes das disciplinas, agentes universitários), considerando a conduta ética e de respeito na relação interpessoal; atividades correlatas ao atendimento educacional especializado; atividades extracurriculares previstas como atividade complementar do curso ao qual o acadêmico está matriculado; estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégia e na disponibilização de recursos de acessibilidade; estabelecer articulação com os docentes da sala de aula e demais acadêmicos com a finalidade de adequação da dinâmica dos grupos para aula prática e Estágio Obrigatório Supervisionado.

Tendo em vista o crescimento da Unioeste, Ivã conta que a regulamentação mostra apoio a esse objetivo “isso representa um avanço na qualidade do atendimento prestado pela Unioeste e a garantia da qualidade da formação das pessoas com deficiência”, finaliza.

Texto: Maria De Marco supervisionado por Thiago Leandro