Huop compartilha experiências da Fisioterapia na UTI Covid-19 com profissionais do município

Previous Next
O agravamento da pandemia da Covid-19 tem exigido estudo e aprendizado constante em diversas áreas de saúde. Uma dessas áreas é a Fisioterapia, que inserida na equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem contribuído positivamente na assistência de pacientes com Covid-19. Pensando na importância desses profissionais de saúde na equipe, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) está proporcionando aos fisioterapeutas do município de Cascavel, compartilhar as experiências durante esse período de UTI Covid-19 da instituição. “É importante ter uma equipe treinada na UTI, pois os pacientes dessa unidade são muito graves e a doença é um desafio para todas as profissões, que estudam diariamente o comportamento da doença. Por isso, compartilhar as experiências e resultados é essencial para que os profissionais de saúde possam oferecer a melhor assistência nesse momento”, ressalta a fisioterapeuta, Janaína Paula Aroca.
 
Seis fisioterapeutas do município deverão passar um período na UTI Covid-19 do Huop, para que possam observar a rotina da unidade. Esse período é marcado com apenas um profissional da área por dia, para que possam absorver as informações da melhor forma. “Eles vão poder observar todos os protocolos do hospital, rotina do fisioterapeuta, manejo da ventilação mecânica, procedimentos durante admissão e intubação, além do protocolo de prona, bastante utilizado em pacientes com a doença”, explica Janaína.
 
De acordo com a fisioterapeuta, essa parceria com o município enaltece também a importância do profissional na UTI. “Mais uma vez mostrando o trabalho essencial da Fisioterapia. É impensável hoje uma UTI sem o profissional dessa área, e a experiência e o treinamento também se mostra fundamental para todo o resultado obtido na recuperação de pacientes com a doença”, finaliza Janaína.