Central de Notícias

Produtividade em Pesquisa: Unioeste conquista 13 novas bolsas no CNPq

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conta com mais 13 pesquisadores contemplados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As Bolsas de Produtividade em Pesquisa são destinadas para os melhores pesquisadores do Brasil, que se destacam em suas áreas de produção científica. Com o novo número, a Unioeste chega a 53 pesquisadores bolsistas, e, neste edital, alguns docentes PQ tiveram a renovação da bolsa e outros novos conquistaram-na pela primeira vez.

Foram contemplados, nesta chamada, os seguintes professores: Miguel Angel Uribe Opazo e Jerry Adriani Johann do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola; Reginaldo Ferreira Santos, Deonir Secco e Jair Antonio Cruz Siqueira do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Energia na Agricultura; José Renato Stangarlin e Paulo Sérgio Rabello de Oliveira do Programa de Pós-graduação em Agronomia; Altevir Signor do Programa de Pós-graduação em Aquicultura e Recursos Pesqueiros; Ana Tereza Bittencourt Guimarães do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde; Daniela Estelita Goes Trigueros do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química; Jefferson Andronio Ramundo Staduto do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio; Marcia Regina Calegari do Programa de Pós-graduação em Geografia; Paulo Levi de Oliveira Carvalho do Programa de Pós-graduação em Zootecnia

Os resultados foram publicados ainda em 2020, mas apenas em 2021 as bolsas foram consolidadas. O processo seletivo para pesquisadores de ponta do CNPq ocorre anualmente, conforme explica o Diretor de Pós-Graduação da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Professor Jerry Adriani Johann. “Os professores que têm alto desempenho em termos de produtividade em pesquisa em suas instituições, por meio da produção de artigos técnicos-científicos publicados em periódicos de alta impacto científico, possuem muitos orientados, parcerias com empresas e com outras instituições e projetos de extensão, podem submeter proposta para participarem do processo seletivo de pesquisadores de ponta a nível nacional. Aqueles que alcançam este objetivo são contemplados com uma bolsa de produtividade em pesquisa, fomentada pelo CNPq, durante um determinado período”, explica o professor.

O professor comenta ainda que bolsa de produtividade é muito significativa para os professores e para a instituição. “Ser bolsista de produtividade em pesquisa é um mérito para professores e pesquisadores, visto que valoriza a produção destes, porque a concorrência sempre é feita em nível nacional, dentro das áreas do conhecimento do CNPq”, destaca Jerry.

 

Texto por Milena Griz
Supervisão de Patricia Bosso

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.