Professor e estudante da Unioeste lançam livro sobre a pandemia de covid-19

O professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Toledo, Gustavo Biasoli Alves e a acadêmica Laura Pinheiro Huppes, colaboraram na elaboração do livro ‘Informar para Superar: Retratos sobre a Covid-19 na Web’. O livro trata do retrato da pandemia de Covid-19 na internet e as experiências que os brasileiros tiveram sobre o contato com informações acerca do novo coronavírus ao longo de 2020. Além dos participantes da Unioeste, o livro conta com mais nove autores.

O livro nasceu da experiência de um projeto de extensão, chamado ‘Plataforma Web para Boas Práticas Globais na Prevenção e Combate à Covid-19’, desenvolvido ao longo de 2020 pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em parceria com a Unioeste e foi organizado pela professora Giani Carla Ito, da UTFPR campus de Santa Helena.

Alves destaca que o livro tem a preocupação de combater a desinformação que circula nas redes e, também, de trazer aos agentes públicos informações e análises de fontes confiáveis e que possam embasar a tomada de decisão para o estabelecimento de políticas públicas de enfrentamento à pandemia de covid-19. “Tivemos uma preocupação muito grande com a qualidade das notícias, em filtrar para não publicar fake News, em fazer todo um trabalho de esclarecimento, de enfrentamento às fake News que foram publicadas, a gente se preocupou com a região fronteiriça – que é uma coisa que não está no escopo de outros grupos que tiveram ações semelhantes”, explica Alves.

Acadêmica do curso de Ciências Sociais Aplicadas, da Unioeste, Laura Pinheiro Huppes conta que sua participação se deu na construção do capítulo ‘Boas práticas globais e ciência em tempos de pandemia: Realidades, desafios e perspectivas’, em parceria com o professor Gustavo Biasoli Alves. “Selecionamos algumas das notícias relevantes do corpus da plataforma para ilustrar o progresso científico em um curto período de tempo, especialmente sobre o desenvolvimento das vacinas e testes de tratamentos para a doença e com isso elaboramos uma árvore de palavras destacando os termos mais recorrentes nas notícias”, explica Huppes.

Alves explica que o projeto que originou o livro tinha como objetivo enfrentar a desinformação disseminada sobre a pandemia de Covid-19. O projeto coletava notícias vinculadas à pesquisa científica para disseminar informações confiáveis ao público.

A escolha dos capítulos teve como guia os grupos de trabalho do projeto: Educação; Boas práticas globais X Pesquisas científicas; Fake News X Fatos; Solidariedade; Regiões fronteiriças (tríplice fronteira); e Estatístico projeção da Covid-19 no Brasil, estatístico de incidência Covid-19 X Aglomeração X Clima.

Daniel Schneider – Jornalista Residente