Novos residentes integram equipes do Huop

Os novos residentes do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) foram recepcionados hoje (01). Devido à pandemia, a cerimônia de apresentação foi realizada de forma on-line. As palestras e treinamentos sobre os protocolos do hospital, também serão realizados on-line até quarta-feira (03). “A situação da pandemia é bastante complicada, e precisamos ressaltar a importância das residências nesse momento. Vivemos no último dia uma situação que tem piorado, e sabemos que a força de trabalho das residências vem para ajudar a somar. Vale lembrar que os residentes são profissionais extremamente capacitados, que além de contribuir, também terão uma excelente formação”, ressalta o diretor pedagógico do Huop, Alex Sandro Jorge.

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), também enfatizou o trabalho da linha de frente do Huop. “É um momento difícil que jamais imaginávamos passar, e a área de saúde nesse momento é essencial para o combate de pandemia, além disso, a assistência das demais enfermidades, que não param de acontecer. A universidade faz a diferença para a sociedade nesse momento, e as residências vem para somar nesse trabalho. É importante enfatizar também que mesmo em um momento complicado, o Huop é um hospital de referência ao ensino, e tem um grande papel na formação dos profissionais”, diz.

O diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, aproveitou também para agradecer aos residentes que se formaram nesse ano. “Os residentes participaram ativamente do tratamento dos pacientes com Covid-19 desde o início da pandemia, e os resultados alcançados no tratamento foram melhores do que esperávamos. Isso demonstra a qualidade da assistência e ensino dentro do hospital. As universidades do estado se mostraram indispensáveis nesse momento, e as residências contribuem nesse atendimento da melhor forma possível. Além disso, são essenciais para a formação”, enfatiza.

São 78 novos residentes, sendo 50 residentes multidisciplinares, que integram 8 programas: Residência em Farmácia, especialidade em Análises Clínicas; Residência em Odontologia, especialidade em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial; Residência em Enfermagem, especialidade em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica; Residência em Fisioterapia Hospitalar; Reabilitação Integral das Anomalias Craniofaciais; Reabilitação Oral: prótese dentária e dentística restauradora; Residência em Fisioterapia Intensiva; Residência em Enfermagem, especialidade em Vigilância em Saúde e Controle de Infecções.

Outros 28 residentes médicos, integram 10 programas nas especialidades de: Cirurgia Geral; Cirurgia Básica; Clínica Médica; Obstetrícia e Ginecologia; Pediatria; Cardiologia; Ortopedia e Traumatologia; Neurocirurgia; Dermatologia; Medicina de Emergência.

Estiveram presentes na cerimônia receptiva os demais diretores do hospital: Diretor Administrativo, Rodrigo Barcella; Diretora de Enfermage, Sara Treccossi; Diretor Clínico, Vilson Dalmina; coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), André Pereira Westphalen; coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Carlos Alberto de Albuquerque; e demais coordenadores dos programas de residência.

*Foto ilustrativa, registrada antes da pandemia da Covid-19