Inscrições para intercâmbio nos EUA terminam na sexta-feira

Estão abertas até sexta-feira (26), as inscrições para o programa de intercâmbio com o Estado de Utah, nos Estados Unidos. A seleção é para contratação temporária de professores com formação em Pedagogia e em outras Licenciaturas, para ministrar aulas de português para turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas americanas.

O programa que iniciou em 2014 é desenvolvido em parceria entre o estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Estado de Utah, nos EUA.

Desde que está em execução, o programa já recebeu 35 professores paranaenses, dos quais 31 ainda estão atuando no ano letivo de 2021. Ao todo, participam da cooperação, 18 escolas de Utah, sendo que em 13 delas lecionam professores do Paraná.

A professora Mikaela Lopes Chamorro Ramos Peixoto, participou da seleção de 2020 e está há 6 meses ministrando aulas de Ciências, Matemática e Português nos EUA. Mesmo em período de pandemia, o acolhimento e a receptividade aos participantes têm sido pontos importantes destacados pela professora.

“Algo que nos surpreendeu foi a maneira como os pais dos alunos foram carinhosos conosco, trazendo presentes e agradecendo por estarmos ali. Nos sentimos muito amados pela comunidade e respeitados, já fui em um restaurante e quando falei que era professora a atendente agradeceu pelo meu trabalho ao país”, comentou.

Além da troca cultural, também há a possibilidade de crescimento profissional e aprendizado educacional. “Existe uma cultura de constante feedback por parte da escola, eu sinto que o diretor está mais perto do professor e isso faz com que você perceba o teu trabalho de forma diferente, auxiliando a melhorar na sala de aula de forma gradativa”, complementa.

Para a pedagoga, Jessica Bell’Aver que ministra aulas de Português, Matemática, Ciências e Estudos Sociais há quatro anos em uma escola americana, o aprendizado também vai muito além da sala de aula.

“Você aprende muito com as pessoas, pode viajar pelo país conhecendo os lugares que nunca imaginou visitar. As pessoas em Utah são muito receptivas, elas abraçam a causa do programa, tem uma rede de apoio muito forte com os professores que chegam”.

Além disso, durante o intercâmbio também há a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar uma série de recursos pedagógicos. “Todos os semestres têm vários eventos, treinamentos e oportunidades para ampliar o repertório. São experiências que proporcionam a melhora na gestão da sala de aula, ampliam metodologias e aperfeiçoam o vocabulário no inglês, é uma experiência muito completa”, finaliza Jessica.

Para se inscrever no programa, é preciso ter graduação em Pedagogia ou em outras Licenciaturas, comprovar experiência de no mínimo três anos na função de professor do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), além de ter proficiência em língua inglesa.

Os selecionados irão ministrar aulas de Português, Ciências, Estudos Sociais, Matemática e, se necessário, Educação física.

As inscrições seguem até sexta-feira (26) e o edital completo pode ser acessado neste link.

Fonte: Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior