Projeto de extensão da Unioeste contribui para o combate ao novo coronavírus

Alunos dos últimos anos dos cursos da área da saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paranpa (Unioeste), médicos, técnicos de enfermagem, profissionais da saúde e enfermeiros participam de projeto de extensão que visa auxiliar no combate ao novo coronavírus, no Oeste e Sudoeste do Paraná.

“Nós, enquanto Pró-Reitoria de Extensão e instituição Unioeste, temos muito orgulho dos trabalhos que as equipes da saúde têm feito junto a esse projeto de enfrentamento da covid-19, organizado em parceria e financiado pela SETI (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e SESA (Secretaria da Saúde). Só temos a agradecer por toda a dedicação voltada às várias frentes de trabalho que existem, são muitas atividades, profissionais que receberam bolsas para atuar neste momento de enfrentamento à doença”, conta Fabiana Regina Veloso, Pró-Reitora de Extensão da Unioeste.

O edital foi aberto em abril de 2020 e desde então os bolsistas atuam em áreas como atendimento em centrais de informação; em vigilância sanitária, ambiental e do trabalhador (suvsat); elaboração de documentos para a abertura da unidade covid-19 junto a regional de saúde; atendimento aos pacientes internados: higienização e conforto, hidratação cutânea, curativos, medicações, coleta e envio de exames, preenchimento de prontuário e outros documentos; apoio psicológico de escuta e conforto de pacientes e familiares.

Patrícia Antônia Soares é técnica de enfermagem e participa do projeto em Toledo: “Foi bem importante porque ampliou meus horizontes, eu estou aprendendo muito com isso e abre novas portas quando você diz que teve uma experiência em um hospital em época de pandemia. Agora eu estou trabalhando no IML (Instituto Médico Legal), são trabalhos bem complexos”, explica a profissional.

Para o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, o projeto foi fundamental para o auxílio do combate a pandemia: “Foi um projeto de extrema relevância e importância na parceria com os munícipios, com as regionais, com toda a equipe de saúde do Estado do Paraná no combate ao covid-19”.

Atuação em cada município:

Cascavel: as atividades foram realizadas no Hospital Universitário do Oeste do Paraná – Huop, na 10º Regional De Saúde, no Hemocentro de Cascavel e na Unioeste.

Foz do Iguaçu: os atendimentos se concentraram na Barreira Eadi, no Call Center, Atenção Básica Aldeia - São Miguel, no Hospital Municipal De Foz, na 9ª Regional De Saúde, e na Epidemiologia de Medianeira e de Foz Do Iguaçú.

Guaíra: as ações foram na rodoviária, nas divisas, no porto e na vigilância sanitária.

Francisco Beltrão:  os bolsistas atenderam o Hospital Regional, o Call Center, a Unioeste, a Penitenciária Estadual De Francisco Beltrão (PFB), a Associação Regional De Saúde Do Sudoeste (ARSS) e o Centro Regional De Especialidades (CRE)

Pato Branco: os locais de atuação foram no Hemonucleo, na Unidade De Pronto Atendimento, no Posto Da Polícia Rodoviária Estadual e em Unidades Básicas De Saúde.

Toledo: na 20ª Regional De Saúde, Pam – Mini Hospital, Banco De Sangue, Farmácia Do Paraná, Sms/Toledo. Ainda em Toledo, houve uma ação junto à Polícia Científica Do Paraná, no IML, auxiliando em exames de conjunção carnal e de necropsia, e sutura.

.