Huop apresenta proposta de regimento interno à reitoria

A proposta de base do regimento interno do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) foi apresentada nessa semana pelos membros da comissão à reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O regimento interno tem como objetivo definir as estruturas da instituição, além disso, apresentar novidades, como a consulta da comunidade interna para definir as direções do hospital. “Isso era um anseio da comunidade, de que os diretores fossem escolhidos de acordo com o quadro de funcionários do hospital. Há muitos servidores qualificados na instituição que podem concorrer a esses cargos”, ressalta o presidente da comissão, Muriel Padovani.

A proposta também prevê uma nova diretoria: a direção multiprofissional. O regimento propõe ainda as atuais direções: geral, clínica, enfermagem, pedagógica e a administrativa, que deve englobar ainda a direção financeira. “A direção multiprofissional deve englobar todas as profissões que não englobam na direção de enfermagem e direção clínica. Acreditamos que essa nova direção deve dar um encaminhamento melhor para as demandas, além disso, proporciona um crescimento maior dessas profissões”, avalia Muriel.

O Huop possui mais de 30 anos, e ainda não conta com um regimento interno. Para o reitor da universidade, Alexandre Webber, essa proposta de regimento para a instituição é um momento histórico. “Isso ainda passará pelas instâncias da universidade, mas é algo extremamente importante. Uma instituição como essa, precisa de um regimento, pois é fundamental para clareza da administração e das funções de cada um. Além disso, a possibilidade de eleição poderá trazer muitos avanços para o hospital”, enfatiza.

Além do reitor da universidade, estiveram presentes na apresentação da proposta, o vice-reitor, Gilmar Melo, demais membros da comissão e representante do Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Superior do Oeste do Paraná).