Central de Notícias

Huop estuda implantação de programa de inteligência artificial

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) deverá estudar a possibilidade da implantação de um programa de inteligência artificial, chamado Laura. O nome do programa é uma homenagem à filha do analista de sistemas paranaense, Jacson Fressatto, que criou o programa após ver a filha de 18 dias morrer após ter uma septicemia, resposta do organismo diante de uma infecção.

O programa conta com informações como o perfil básico do paciente, idade, sintomas e motivo da hospitalização, além do resultado dos exames, sinais vitais. Assim, a “Laura” analisa todos os resultados, indicando a necessidade de maior atenção devido às possíveis alterações. Além disso, é multiplataforma, ou seja, os dados podem ser acessados pelos profissionais de saúde direto do celular. “Ele tende a buscar todas essas informações do prontuário em tempo real, faz a leitura e alerta os profissionais assim que os sinais e exames apresentem alguma alteração. Direto no celular, sem precisar parar para sentar e analisar todo o prontuário. É muito mais rápido”, diz o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira.

O Huop recebeu a missão da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) de implantar o módulo do programa de inteligência artificial no hospital através de um projeto piloto. Uma nova conferência será marcada para que seja analisado as redes do hospital, que darão suporte à instalação. “Gostamos muito desse projeto e temos o objetivo de fazer isso acontecer. Será um ganho muito grande para nossa instituição, que preza por um bom atendimento”, conclui Rafael.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.