Reitor da Unioeste participa de reunião com Líder do Governo na ALEP

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber e o vice-reitor Gilmar Ribeiro de Mello marcaram presença em uma importante reunião promovida pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), na última quarta-feira (10), em Ponta Grossa.

Também estiveram presentes os reitores de outras universidades do estado: Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná e presidente da Apiesp; Miguel Sanches Neto – reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa; Julio César Damasceno – reitor da Universidade Estadual de Maringá e Sérgio Carvalho – reitor da Universidade Estadual de Londrina, além da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt e o líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Hussen Bakri.

Os reitores aproveitaram o momento para levar ao deputado as prioridades de cada instituição. A intenção do encontro, promovido pela Apiesp foi justamente estreitar laços entre a Universidade e a Assembleia “As nossas universidades são um apoio muito grande ao governo do estado e nós queremos reiterar nossa disposição”, explicou Fátima Aparecida, que preside a Associação.

Entre os temas abordados no encontro esteve a lei de cargos e salários e projetos relacionados à inovação “São leis importantes para o bom funcionamento das universidades e que vão facilitar parcerias para o desenvolvimento das instituições, me coloquei à disposição de todas as universidades para intermediar a liberação de recursos”, informou o deputado Hussen Bakri. A conversa foi produtiva, para o reitor da Unioeste Alexandre Webber ficou possível perceber a disposição do deputado em dar atenção às universidades “Ele se colocou à disposição, nesse momento em especial, em dar uma solução rápida para finalizar a implantação das lei dos cargos nas universidades e ainda se dispôs a ser um parceiro contínuo”.

Essa devida atenção e principalmente, a consciência de que a Universidade Pública é fundamental para o desenvolvimento da sociedade que a instituição está inserida, também foi debatida “um dos pontos abordados na reunião que demostra a valorização da Universidade Pública foi o compromisso de visitar todas as instituições do estado. Nós, aqui da Unioeste já sentimos que a parceria é verdadeira, já que o deputado tem auxiliado muito no campus de Marechal Cândido Rondon, no ano passado, inclusive, apoiou com investimentos a pedido do nosso diretor de campus Davi Schreiner”, finalizou o reitor Alexandre Webber.

Todos os reitores presentes ressaltaram que a abertura ao diálogo junto à Assembleia Legislativa é sempre importante para que o debate aconteça de forma clara e valorizando o papel da Universidade no Paraná.

Texto: Thiago Leandro
Fotos/apoio: Vanessa Hrenechen