Unioeste se une a municípios do oeste pela retomada econômica

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participa de um importante momento para o estado, que é a busca pela retomada econômica. Garantir investimentos nas cidades do Paraná é um dos objetivos do governo em 2021, para que isso aconteça em todas as esferas alguns municípios estão assinando um protocolo de intenções que os possibilita representar de forma regional a Invest Paraná, agência de promoção e prospecção de novos negócios e investimentos do Estado.

Nos últimos dias Cascavel e Foz do Iguaçu confirmaram o interesse de que mais empresas invistam no oeste. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, recebeu a proposta do governo do estado, como um incentivo a mais, daquilo que já é uma das prioridades do município “Em 2021 temos também como prioridade aumentar ainda mais a geração de empregos e renda para população. Essa parceria com o governo do estado através da Invest Paraná será mais uma ferramenta importante para esse desafio”, declarou.

A regionalização da Invest Paraná é justamente para dar agilidade no processo de atendimentos aos possíveis investidores, ou seja, desburocratizar, por exemplo, o repasse de dados dos municípios e licenças necessárias para que a empresa interessada se insira no contexto que a cidade está. Em Foz do Iguaçu, a assinatura do protocolo também foi recebida com bons olhos, o prefeito Chico Brasileiro classificou como mais uma força que se soma nesta busca por um ano de mais investimentos “É muito importante que seja criada essa agenda desenvolvimentista e que haja a participação do poder público junto com o empresariado para aproveitar as boas oportunidades para a cidade”.

A união de esforços vai além do poder executivo, e funciona como uma preparação para o pós período de pandemia “Agora com a retomada da economia, esperamos que o coronavírus acabe logo, a gente precisa ampliar isso tudo. Estamos transferindo também para as prefeituras, para os principais municípios do estado, para que eles também possam fazer sua parte”, afirmou o vice-governador do Paraná Darci Piana. Por isso a necessidade de facilitar este acesso à Invest Paraná, que antes era concentrado apenas à capital “Vamos entregar e compartilhar toda a nossa estrutura e nossas ações, é como se a Invest estivesse nas cidades e sem precisar ir á capital, vocês têm uma sede para atender os empresários que queiram investir”, explicou Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná.

União de esforços

Nesse contexto de união entre entidades de classe, prefeituras, estado e empresas na busca pelo crescimento econômico do Paraná, a Unioeste esteve presente nas cerimônias de assinatura dos protocolos em Cascavel e Foz do Iguaçu, e se torna mais uma aliada nessa rede importante de retomada “É fundamental esse trabalho conjunto e as Universidades estaduais do Paraná são parceiras nesse importante momento que é o de reestabelecer e incentivar os investimentos econômicos em cada cidade, a Unioeste como referência regional vai compor esse processo tão importante”, finaliza o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.

Texto: Thiago Leandro com assessorias