Unioeste recebe carta patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) e do professor Camilo Freddy Mendoza Morejon, líder do Grupo de Pesquisa em Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento Territorial Sustentável (GPINOVA) da Universidade, recebeu no dia 08 de dezembro a concessão da 13ª carta patente de modelo de utilidade junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A carta patente, em questão, trata-se da invenção “Equipamento modular para geração de vapor com arrasto de óleo essencial para utilização em saunas”. Os inventores da patente são pesquisadores: Camilo Freddy Mendoza Morejon, Daniela Cristina De Oliveira Bueno; Jeferson Guilherme Blauth, do programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Unioeste, campus de Toledo.
Segundo o professor Camilo, essa patente refere-se a um conjunto de componentes que propiciam a geração de vapor aromatizado para uso em saunas o qual possui elementos que conferem características diferenciadas na forma e na sua estrutura. Quando combinados de forma criativa, resultam numa nova forma e arranjo tecnológico que contribui para a melhoria funcional, proporcionando maximização do aproveitamento da energia e também a sua versatilidade da sua aplicação.
Até hoje, o GPINOVA da Unioeste acumula 40 depósitos de patente, 2 patentes internacionais e, agora, 13 cartas patente. A maioria das patentes com reconhecimentos obtidos nas feiras de inovação nacional e internacional, envolvendo a transferência de tecnologia. A relação de patentes da Unioeste pode ser conferida na vitrine tecnológica do NIT-Unioeste (www.unioeste.br/nit).
Texto: Ana Cauneto
Sob supervisão: Patrícia Bosso