Editora da Unioeste possui mais de 300 livros publicados

Desde 1996, a Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Edunioeste atua na construção da verticalização da Unioeste, visto que contribui na garantia de um patamar de excelência, por exemplo, na divulgação de pesquisas institucionais e interinstitucionais. Com 309 obras publicadas e 34 em tramitação, o acervo contempla obras inéditas, além de traduções importantes e obras relacionadas à demanda do ensino, pesquisa e extensão.

Para a publicação de uma obra, o processo é longo e detalhado. A estimativa para toda a tramitação é em média 8 meses. Como as publicações apresentam temas de relevância social e técnico-científica, a Editora zela pelo planejamento editorial e pela qualidade das obras publicadas, conforme orientações da Capes e de demais órgãos de fomento, e ainda tem como enfoque apoiar os programas de pós-graduação.

A coordenadora da Editora, professora Aparecida  Feola, explica que o processo de tramitação envolve a primeira revisão da equipe de edição, apresentação ao Conselho Editorial, parecer de mérito, pareceres ad hoc (conforme o sigilo de avaliação cega por pares), revisões contínuas, com acompanhamento dos autores, mediante todo esse processo, até a revisão final e arte final. “Regem-se resultados efetivos da inserção da ciência na qualidade de vida nas comunidades interna e externa atendidas pela Unioeste, em particular nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná”.

A distribuição dessas obras ocorre por meio do site www.unioeste.br/edunioeste, da página do Facebook (facebook.com/edunioeste), do envio de exemplares a instituições de pesquisa, de ensino e bibliotecas, da participação em eventos e feiras de livros, e pela Associação Brasileira de Ensino Universitário (ABEU).

Além disso, a Editora coordena as revistas da Unioeste vinculadas ao Projeto Saber (Sistema de Acesso à Biblioteca Eletrônica de Revistas), o qual visa disponibilizar mecanismos de controle e gerenciamento do processo de recepção, avaliação e publicação de artigos científicos encaminhados aos editores de periódicos da Universidade. “Garante-se acesso livre aos artigos, ensaios, resenhas e traduções publicados nas respectivas revistas. Atualmente, são 36 revistas”. Assim, o portal segue o princípio de que disponibilizar gratuitamente a informação científica ao público proporciona maior democratização do conhecimento. (http://e-revista.unioeste.br/)

A coordenadora  externa a importância da Gráfica para a divulgação da produção intelectual publicada pela Editora. “Na medida em que a qualidade do trabalho, desde a impressão até o acabamento, pode ser atestada no resultado final de todo o processo, ou seja, nos exemplares impressos com zelo e conforme as orientações repassadas tanto pela editora quanto pelos autores, em termos de acabamento, arte final da capa etc. Igualmente, externamos a importância do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) para apoio aos trabalhos dos editores das revistas da Unioeste, da Edunioeste e do Portal da Revistas da Unioeste”.

A Edunioeste segue orientações da ABEU, Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), e ainda o que prevê a política de avaliação da Capes, do CNPq, e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, e conta com Conselho Editorial; Diretor; Editor-Chefe; Assistente; Divisão de Editoração, Diagramação, Projeto Gráfico e Design; Divisão de Marketing, Divulgação e Distribuição; Divisão de Acompanhamento Financeiro e de Estoque; e Livraria Virtual.

Livraria Virtual

Em 2013, a Edunioeste passou a propor intercâmbios, parcerias e contatos com Instituições de Ensino Superior, editoras, bibliotecas e outras entidades afins, com ênfase na visibilidade de distribuição das obras, por meio da Livraria Virtual, a qual iniciou seus trabalhos entre 2014 e 2015. “Ela também ampara os programas de pós-graduação por disponibilizar acesso universal às obras publicadas pela Editora”.

A Livraria Virtual consolida a divulgação de pesquisas por meio dos livros, e permite um acesso irrestrito à produção da Editora, o que proporciona maior visibilidade às obras.

Futuro

Ainda este ano, há expectativa de serem entregues 18 obras. Para os próximos anos, o objetivo é fortalecer os segmentos de publicação já existentes e ampliar o escopo de distribuição e divulgação das obras, por meio de parcerias para coedições e consignações, destaca Cida Feola. “Espera-se mais apoio para participação em feiras. Está em estudo o processo de publicação das obras na modalidade livro eletrônico, por meio de parceria, inicialmente. Também há expectativas de maior impulso aos periódicos da Unioeste”.

Todos os autores interessados em publicar suas obras podem enviar propostas para a Editora, conforme orientações no endereço https://www.unioeste.br/portal/editora/como-publicar.

Por Ana Cauneto
Supervisão Patricia Bosso