Toledo: Centro de Ciências Sociais promove evento de prevenção ao câncer de mama

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Toledo, realizará no dia 29 de outubro, às 19h30, a palestra Noite Rosa. O evento terá várias palestrantes e está voltado à prevenção e combate ao câncer de mama.

A diretora do CCSA, Patrícia Battisti, relata ainda que a campanha está alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável, em que o terceiro objetivo é sobre saúde e bem-estar da população. “Estamos envolvidos na sensibilização, pensando em cada colega de trabalho, em cada prima, em cada irmã; que possamos sensibilizar, aproveitando o Outubro Rosa”, ressalta Battisti.

A coordenadora do curso de Serviço Social, Diuslene Rodrigues da Silva, argumenta que campanhas como Outubro Rosa veiculam informações de mais qualidade sobre o tema. “De maneira geral, as pessoas falam sobre isso, a questão é a qualidade da informação. Quanto mais ela tem essa qualidade, você amplia a condição da pessoa atuar na sua própria vida”. Da Silva lembra o caso de uma aluna que participou de palestras sobre o câncer de mama, e descobriu um nódulo ao chegar em casa.

A doutora Naura Angonese, também coordenadora do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ressalta o papel das universidades na difusão de informação de qualidade e de cunho científico. Angonese lembra o tripé da universidade, baseado em ensino, pesquisa e extensão. Para ela, a pesquisa ajuda a compreender a realidade epidemiológica da região onde a universidade está inserida. A extensão, segundo Angonese, torna o atendimento mais acessível, e ressalta que as universidades trabalhem em conjunto nessa etapa, para ter condições de criar um projeto amplo que leve mais conhecimento à população. “E no ensino, porque é aí que o aluno vai exercitar o conhecimento, vai trabalhar com protocolos, vai ver o que é mais importante, o que nós podemos trabalhar hoje para passar para a nossa população”, acrescenta.

A cientista social, Camila Alves, chama a atenção para o impacto que o gênero tem sobre a vida da mulher, em especial na saúde. Ela explica que nos estudos de gênero, a mulher é vista como aquela que cuida do lar e da família. Alves questiona o que impede essa mulher de se cuidar, pois muitas vezes, quando precisa de cuidado, ela é abandonada. “O abandono é uma forma de violência psicológica, que deixa a mulher ainda mais debilitada e enfrenta mais dificuldades para encontrar a cura e se reestabelecer”, aponta.

A coordenadora do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Serviço Social da Unioeste Campus de Toledo, Cristiane Konno, ressalta que a participação dos alunos aprimora a percepção para a futura prática profissional. “Quando profissionais eles se inserem em políticas sociais, normalmente de natureza pública. Sendo um dos trabalhos, a natureza de trabalho com o público”.

Patrícia Battisti lembra que o evento será online, devido à pandemia de Covid-19, e será aberto ao público. A palestra pode ser acessada por meio das redes sociais da Unioeste.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é de que em 2019 mais de 59 mil mulheres tenham contraído a doença, o que representa uma incidência de 56,33 casos por 100 mil mulheres. Para 2020 essa estimativa está em torno de 66 mil novos casos. Ainda segundo o Inca, é o câncer que mais atinge mulheres no país, excluindo o câncer de pele. Dados de 2018 apontam que o câncer de mama matou 17.572 mulheres, uma taxa de mortalidade de 16,4% (Inca).

Por Daniel Schneider