Marechal: Unioeste firma parceria com Instituto Goethe

O curso de Letras/Alemão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, por meio da professora Dra. Elisângela Redel, estabeleceu convênio de ensino com o Goethe Institut. Instituição alemã sem fins lucrativos voltada à divulgação da língua alemã e à promoção do intercâmbio cultural internacional.

Com esse acordo, tendo em vista os desafios gerados pela pandemia, o Instituto já cedeu 23 bolsas de estudo de alemão online para graduandos do curso, além de bolsas de aperfeiçoamento didático-pedagógico aos professores de alemão do Centro de Línguas (CELing) e aos docentes que atuam em cursos de alemão do Centro de Ensino de Língua Estrangeira Moderna (CELEM).

Nesse mesmo conjunto de ações, com foco na formação de professores de alemão, as docentes de Letras/Alemão também foram contempladas com as bolsas de aperfeiçoamento em modalidade online. Para 2021, Elisângela recebeu uma bolsa para realização de curso presencial na cidade de Berlim. De acordo com ela, já somam 30 bolsas recebidas nesse momento de pandemia. “Isso contribui grandemente para as atividades de ensino de alemão desenvolvidas na região, tanto no âmbito da graduação em Letras/Alemão quanto no Centro de Línguas - CeLing. Além disso, tais iniciativas trazem novas perspectivas e oportunidades de internacionalização da Unioeste” finaliza.

Por Luis Gustavo
Supervisão de Patricia Bosso