Unioeste: Questionário analisa percepção de discentes e docentes sobre aulas remotas

Chegou a hora de avaliar como está o processo de adaptação às aulas remotas de docentes e discentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Desde o dia 17 de agosto foi iniciado este formato de aula, aos acadêmicos matriculados, e um dos compromissos da Universidade era o de monitorar como todos lidariam com a nova ferramenta de ensino.

Para acompanhar de perto foram elaborados dois questionários, um que monitora a Percepção sobre as atividades remotas dos docentes e outro direcionado aos discentes “O objetivo é ter um parâmetro de como estão as aulas, afinal é uma nova experiência. Precisamos desse retorno para saber em que condições daremos continuidade para nossas atividades”, explica o pró-reitor de graduação Eurides K. Macedo Jr.

O questionário foi distribuído por email institucional via plataforma teams para os dois públicos (discentes e docentes), são questões simples e diretas que possibilitam os pesquisados demonstrarem de que maneira tem sido a rotina com a nova dinâmica de aulas “Elaboramos dois questionários na ferramenta Forms para coletar as respostas que serão tabuladas, analisadas e expostas em uma reunião. Os resultados darão subsídios para formulação de propostas metodológicas de ensino/aprendizagem dos cursos de graduação da universidade”, conta Claudio R.M Maurício, assessor em executivo do gabinete de reitoria.

O questionário foi encaminhado aos docentes e discentes (matriculados em aulas remotas) no último dia 30 de setembro e estará disponível para preenchimento até o dia 07 de outubro. “Notamos que logo de início já houve uma mobilização para responder as perguntas encaminhadas, isso é ótimo. Esperamos que todos possam contribuir com esta análise que será de extrema importância para o alinhamento das ações”, finaliza Claudio R.M Maurício.