Parceria com empresas privadas eleva Unioeste em programa de bolsas para doutorados

Como aliar pesquisa e empreendedorismo? A aproximação entre indústrias, empresas e academia ao longo dos anos vem ganhando fôlego e incentivo no país. E a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tem conseguido destaque nesse relacionamento que até pouco tempo não era tão expressivo, em âmbito nacional. Em 2018, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a primeira chamada pública para envio de propostas que atendessem justamente este nicho, o de envolver estudantes de doutorados em projetos de interesse do setor empresarial e estimular a criação de redes parceiras entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) e empresas para a execução de projetos de pesquisa. Já na primeira edição, a Unioeste esteve entre as 37 propostas aprovadas.

O projeto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná que se destacou foi enviado pelo Núcleo de Biotecnologia e Desenvolvimento de Processos Químicos, do campus Toledo, coordenado pela professora Soraya Moreno, por meio do DAI – Programa de Doutorado Acadêmico “Nessa proposta que foi intitulada como - Desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos voltados ao setor do agronegócio da região oeste do Paraná -  foram solicitadas 10 bolsas de doutorado para a execução de 10 sub-projetos. O valor total em bolsas aprovadas pelo CNPq foi de R$ 1.245.120,00 (R$ 1.056.000,00 em bolsas para o doutorando + R$ 189.120,00 de taxa de bancada para compra de materiais para a execução dos projetos) e ainda um valor mínimo de 18.912,00 por bolsista, como contrapartida da empresa parceira, num total de R$ 189.120,00 para compra de equipamentos e insumos destinados ao desenvolvimento dos projetos. Assim, o valor total deste projeto é de R$ 1.434.240,00 para ser executado em quatro anos de projeto”, explica a professora.

Com a valorização do oeste, as parcerias com importantes empresas puderam ser consolidadas e hoje cinco empresas da região recebem doutorandos que aplicam os sub-projetos desenvolvidos pelo programa. Das 10 bolsas, 05 são em parceria com a empresa BRF – Brasil Foods (unidade de Toledo-PR), 02 com o CIBiogás - Centro Internacional de Energias Renováveis/ Parque Tecnológico Itaipu, 01 com a Minhocal Agroindustrial LDTA, 01 a com Galvão Insumos Ltda – ZAAMP e 01 com Plantar Comércio de Insumos Ltda. Vale lembrar que os sub-projetos também oportunizam um contato importante com o setor empresarial, e estão sendo executados por doutorandos de 04 Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Unioeste, 04 no PPG em Engenharia Química, 02 no PPG em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca do Campus de Toledo, 03 no PPG em Engenharia de Energia na Agricultura e 01 no PPG em Engenharia Agrícola do Campus de Cascavel.

Para os doutorandos é uma ótima oportunidade de incentivar a pesquisa e ciência “As empresas têm uma grande demanda de recursos tecnológicos e de projetos. A Universidade tem a massa cinzenta, os pesquisadores a disposição. É um avanço tecnológico para as empresas contar com um pesquisador de forma interna”, explica o doutorando Cristiano Lewandoski, pesquisador da área de engenharia de energia, que também elege como benéfica a chance de desenvolver um projeto, atendendo a necessidade da empresa “Meu maior ganho foi atender a demanda da empresa e o pequeno produtor, o desenvolvimento tecnológico da região. Pude crescer na área de Engenharia de energia”.

Fortalecimento

O vínculo entre Universidade e empresas só foi possível porque existe o interesse recíproco de levar estes estudos para dentro destes locais “os projetos irão auxiliar as empresas parceiras no desenvolvimento de pesquisas aplicadas na melhoria de produtos, processos e serviços tecnológicos e de inovação que favoreçam o avanço dos setores do agronegócio, a prestação de serviço e a de produção de produtos inovadores e tecnologia para a indústria, favorecendo o meio ambiente e a qualidade de vida nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná”, relembra a professora responsável Soraya Moreno.

A boa notícia é que a atenção aos sub-projetos do Programa DAI da Unioeste continua de maneira muito atuante em 2020, mesmo em um ano marcado por dificuldades causadas pela pandemia. No mês de setembro aconteceu o I Seminário de Acompanhamento dos bolsistas DAI e em outubro – de 14 a 16 - será realizado o I Seminário de Integração e Acompanhamento dos sub-projetos, com participação dos Supervisores das empresas parceiras “Em dezembro (data a definir) será realizado um terceiro evento com o objetivo de divulgar à sociedade o modelo de projeto Universidade-Empresa, mostrando as percepções dos empresários no recebimento de discentes dentro de suas empresas. Com isto, pretende-se apresentar as vantagens, dando maior visibilidade ao empresariado da região, quanto a esta modalidade de parceria, que mostra ser uma tendência na concessão de fomento para pós-graduação no Brasil”, finaliza Soraya.