Toledo: Pós em Engenharia Química tem patente selecionada pelo DeepTech Clima

A professora Mônica Fiorese, do curso de pós-graduação em Engenharia Química do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (Cece) do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em conjunto com a acadêmica de pós-graduação Keiti Lopes Maestre, e os professores Edson Antonio da Silva, Fernando Palú, Fabiano  Scheufele e Silvio César Sampaio tiveram uma patente selecionada pelo projeto DeepTech Clima como sendo promissora para a produção em escala industrial de biocombustível a partir de fonte de carbono renovável.

Segundo a professora esta patente teve como motivação principal o uso do subproduto permeado de soro de leite ou queijo que é gerado durante o processamento de concentrados proteicos. A matéria-prima utilizada no desenvolvimento da tecnologia foi doada pela empresa Sooro Renner de Marechal Candido Rondon, que já é parceira da equipe de trabalho há pelo menos oito anos. “Esta empresa nos incentiva nas buscas por soluções inovatórias que incorporem o permeado de soro”, comentou a professora.

Ela explica ainda que no projeto foram mapeadas tecnologias e pesquisas na academia brasileira com potencial de solução para os desafios da economia de baixo carbono. E dentre as várias que foram investigadas quanto ao tema Desafio 2 - Biocombustíveis avançados para substituição de combustíveis não renováveis, a patente desenvolvida pela equipe “Método de produção de bioetanol, biomassa microbiana e metabólitos secundários com matérias primas lácteas e levedura probiótica Saccharomyces boulardii" se mostrou promissora e será apresentada no evento de lançamento do Ebook Mapeamento de Soluções Tecnológicas Emergentes de Impacto para a Economia de Baixo Carbono realizado pela organização sem fins lucrativos Wylinka em parceria com o Instituto Clima e Sociedade.

As perguntas que motivaram e guiaram o DeepTech Clima foram: Como a pesquisa brasileira pode gerar impacto positivo em um cenário de mudanças climáticas? “Qual a produção científica nacional relacionada ao tema economia de baixo carbono? E a partir destas, o DeepTech Clima, mapeou as tecnologias brasileiras com potencial de solucionar os desafios para a descarbonização do setor energético brasileiro.

Mônica comenta que no Ebook desenvolvido pelo projeto será apresentado o objetivo de identificar essas tecnologias promissoras e, também o seu entendimento quanto aos gargalos para o seu desenvolvimento. E a partir deste levantamento, buscar formas de construção de uma agenda de ações para levar estas tecnologias para o mercado e gerar impacto positivo na sociedade. O Ebook ainda contempla os resultados alcançados com o desenvolvimento do projeto e as onze tecnologias que mais se destacaram no mapeamento.

A professora Mônica Fiorese finaliza dizendo que para a equipe desenvolvedora da tecnologia e apresentada no projeto DeepTech Clima, este Ebook assim como o seu evento de lançamento são excelentes oportunidades para a visualização do setor público e privado quanto a importância de se fazer ciência no Brasil. “É através da ciência que podemos ampliar a geração do conhecimento científico, preparar recursos humanos qualificados e dar condições para o país crescer de uma forma econômica e sustentável, a ciência é o meio que impulsiona a inovação, o que por consequente impulsiona o desenvolvimento do País”.

Para se inscrever na Webinar de lançamento do Ebook que será realizado amanhã, dia 30 de setembro, às 18 horas, basta acessar o link e, ao se cadastrar,  o Ebook é disponibilizado: https://forms.gle/dUSpRRYMpZm9XgW26. Participarão da discussão representantes da FINEP, do iCS e da Agência de Inovação da USP.

Por Bruna Pasetto
Supervisão: Patrícia Bosso