Unioeste discute impacto econômico da pandemia da Covid-19

O Impacto do Coronavírus na Economia Brasileira será tema central de um evento realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, no período de 23 a 25 de novembro de 2020, no Campus de Cascavel.

O Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios (Cobragen) priorizou como debate o cenário do País em tempos de pandemia da Covid-19. O Seminário será totalmente on line e versará sobre o tema: Finanças pessoais, empreendedores e inovação para superar a crise econômica causada pela doença.

A pandemia causada pelo coronavírus vai levar a economia mundial a registrar em 2020 o pior desempenho desde a Grande Depressão de 1929, segundo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI). O órgão passou a estimar que o Produto Interno Bruto (PIB) global, soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, deve recuar 3% neste ano.

O evento será aberto às 19h30 do dia 23 de novembro, mesa redonda Finanças pessoais e investimentos na bolsa de valores frente à pandemia de Covid 19. No dia 24, as discussões começam às 14 horas com a mesa redonda “ Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (CDS) e as parcerias visando o empreendedorismo pós-pandemia da Covid 19. O debate termina por volta das 17h45. Á noite o evento prosseguirá com a mesa redonda Empreendedorismo e inovação frente à pandemia da Covid 19.

No dia 25 de novembro, haverá os seguintes minicursos: Análises qualitativas; Métodos quantitativos (software e stata) das 15h30 às 17h30. O evento será encerrado com apresentação de trabalhos, das 19h30 às 22h30.

Os trabalhos, em forma de artigos, relatos técnicos e resumos expandidos, foram encaminhados até o dia 25. A relação dos trabalhos aprovados acontecerá no dia 9 de novembro. No período de 9 de novembro a 16 de novembro, serão incluídos nomes e qualificação de autores dos trabalhos aprovados. As inscrições podem ser feitas pelo Sistema de Eventos (SGEs) da Unioeste, por meio da plataforma teams, em respeito normas do Ato Executivo 821/2020, que suspendeu as atividades acadêmicas presenciais.

Consequências

A pandemia de coronavírus tem provocado abalos nos mercados globais e paralisado atividades econômicas no mundo todo, com impactos na produção industrial, comércio, emprego e renda.

Diversos países já entraram em recessão e, na avaliação de vários economistas e observadores, a economia global deverá sofrer anos até se recuperar das perdas da crise provocada pelo coronavírus.

Para tentar conter a pandemia do novo coronavírus, boa parte da população mundial foi submetida a medidas de isolamento, que incluíram fechamento de escolas e do comércio, interrupção da produção industrial e fechamento de fronteiras, entre outros tantas consequências que impactaram a economia mundial.

Por Mara Vitorino
Foto: Luis Gustavo