Unioeste e Camagril se unem em reforma de trator e modernizam máquina da década de 80

A História continua! A doação de um trator realizada nos anos 80 ganhou um novo capítulo, graças a uma parceria entre o curso de Engenharia Agrícola, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e a Concessionária Camagril.

O primeiro trator doado ao curso chegou ao campus em 1986, uma doação da Camagril, e agora, mais de 30 anos depois, a máquina foi completamente reformada e adivinha por quem?
“Quem fez a reforma foi própria concessionária da marca. Profissionais habilitados que podem fazer este tipo de intervenção. A doação feita pela Camagril foi renovada. Conseguimos mostrar assim, como é importante a gente receber esse tipo de doação e preservar durante muitos anos, prova que está sendo utilizado de forma muito proveitosa”, explica o Professor de Máquinas Agrícolas, Flávio Gurgacz.

A revitalização do equipamento garantiu uma grande sobrevida e a certeza de que poderá ser utilizado por muitos anos pelos acadêmicos do Curso de Engenharia Agrícola ““Foi feita uma revisão geral no trator. Existiam vários problemas no sistema de freio e direção, ele até estava oferecendo risco para os usuários. Com revisão geral de toda parte mecânica, freios, de toda parte hidráulica. Deixamos em condição de ser utilizados com segurança” contou Flávio.

O trator reformado volta para os acadêmicos como objeto de pesquisa, é com ele que é possível a realização de aulas práticas, mostrar didaticamente cada ponto da máquina. Todo esse processo de mudança foi possível por conta de um ciclo de parcerias bem sucedidas. O Programa de Pós-Graduação deu o apoio inicial para fazer o resgate desse trator e angariar recursos junto ao PRPPG, com o orçamento inicial a máquina foi para revisão e a Camagril comprou a ideia e fez muito mais do que os recursos permitiam “A gente busca dar oportunidade de conhecimento para quem quer, fazendo estas parcerias damos a possibilidade de estudos. A gente espera oferecer o máximo de oportunidades para beneficiar os alunos, que no futuro vai refletir na produtividade desse profissional. Nesse trator fizemos uma reforma total, atualizamos sistema de direção, limpeza, pintura, atualização de comandos. A parte operacional do trator ficou como se fosse um trator novo”, explica o gerente de serviços da Camagril Cascavel, Odalir Olavo Reiter Junior.

Na nova entrega desse trator, já que a primeira aconteceu nos anos 80, estiveram presentes representantes de setores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que contribuíram para esse processo acontecer. Além do Professor Flavio Gurgacz que encabeçou toda a iniciativa, também participaram do ato o Prof. Sérgio Makrakis, diretor de pesquisa do PRPPG; Professora Samuel Nelson Megari de Souza, coordenador do programa de pós-graduação em energia agrícola; Mônica Sarolli Silva de Mendonça Costa, coordenadora de pós-graduação em engenharia agrícola e o Prof. Anibal Mantonavi Diniz, diretor geral do campus de Cascavel que acompanhou e valorizou a união de todos os envolvidos para a consolidação desse projeto “A Universidade não é um casulo fechado, precisa se abrir. A Camagril resgatou nossa história com esta reforma, nossos funcionários e alunos verão esse bem como patrimônio realmente da instituição. Agradecemos também a equipe da pós-graduação, o professor Flávio que correu atrás de recursos. Todos estão de parabéns”, pontua o professor Aníbal Mantovani Diniz, diretor geral do campus Cascavel.