Dia do Farmacêutico: profissão auxilia no diagnóstico rápido e eficaz no Huop

A rotina envolve cuidados e é essencial para auxiliar no diagnóstico e recuperação de pacientes. O farmacêutico no ambiente hospitalar é fundamental para tomada de decisões ágeis e para a eficácia do tratamento. No Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), o profissional está presente na Farmácia Hospitalar e no Laboratório de Análises Clínicas. “O papel que o profissional desempenha no hospital é fundamental no suporte ao tratamento e diagnóstico do paciente, tanto nas farmácias, com a distribuição de medicamentos e acompanhamento das condutas terapêuticas, assim como no laboratório, que no hospital é primordial para garantir a agilidade na execução dos ensaios, sendo assim mais eficaz no suporte do diagnóstico”, explica o farmacêutico e diretor administrativo do Huop, Rodrigo Barcella.

Entre os setores de atuação do farmacêutico no Huop está a farmácia central e também as farmácias satélites, que ficam mais próximas dos setores de internamento, para garantir a agilidade na distribuição dos medicamentos. “O farmacêutico deve participar do processo de seleção dos medicamentos que serão utilizados, a aquisição, o recebimento, o armazenamento até a administração no paciente e procurar garantir que o uso deste medicamento seja racional e seguro, supervisionando e participando diretamente em todo o processo da dispensação”, explica a farmacêutica Elaine Cristina Oliveira dos Santos.

Além disso, o serviço de Farmácia Clínica e Farmacovigilância também são atuantes na instituição, contribuindo para o uso seguro e racional do medicamento, com o objetivo de buscar eficiência no processo de cuidado com o paciente. “O ambiente hospitalar reúne um amplo grupo de profissionais em prol do paciente e o farmacêutico tem papel fundamental para garantir um tratamento seguro, contribuindo em toda cadeia que passa o medicamento e outros produtos para a saúde, desde a solicitação para fazer parte do arsenal terapêutico até seu uso/implicações que podem ser observadas, desde melhora clínica até as reações adversas e interações que o medicamento pode causar”, enfatiza a farmacêutica Elaine.

LABORATÓRIO

O Laboratório de Análises Clínicas também tem um papel fundamental no ambiente hospitalar, principalmente no momento da pandemia da Covid-19, quando foi observado um aumento em cerca de 40% nos exames realizados pelo setor. Para isso, investimentos foram essenciais para dar suporte às equipes. “Prevíamos o aumento dessa demanda e por isso, ampliamos a capacidade de equipamento para absorver isso,”, diz o coordenador do Laboratório, Muriel Padovani. “Os avanços tecnológicos são importantes para auxiliar no melhor diagnóstico. Realizamos a aquisição de tecnologias inovadoras, e isso demonstra a importância da categoria dentro do hospital”, afirma Rodrigo Barcella.

No laboratório, o farmacêutico é responsável por participar do processo de organização, procedimento de coleta de material biológico, com finalidade diagnóstica, pré-operatória, de monitoramento clínico ou de investigação epidemiológica; orientando e criando um fluxo produtivo. “Os exames realizados no ambiente hospitalar são importantes para que o diagnóstico seja mais eficiente, além do monitoramento ser mais ágil. Isso propicia um ganho para o paciente, que tem uma eficácia do tratamento de forma mais rápida”, diz o coordenador técnico do laboratório, Paulino Yassuda Filho.

RESIDÊNCIAS

O Huop conta com duas residências da área: Farmácia Hospitalar e Clínica e Farmácia em Análises Clínicas, que contemplam atualmente 21 residentes em formação. “A residência Farmacêutica em Análises Clínicas foi um projeto pioneiro no Paraná, que visa promover a interação entre o ensino e formação do profissional analista clínico. No laboratório do hospital, muitos são egressos do curso de Farmácia da Unioeste, bem como docentes do curso. Isso comprova a importância da residência e da profissão do farmacêutico no ambiente hospitalar”, diz a coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Monica Tereza Suldofski.

COMEMORAÇÃO

Para comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico, celebrado no dia 25 de setembro, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) preparou um café da manhã especial para os profissionais.