Central de Notícias

Unioeste: Questionário pretende mostrar como estão os alunos na pandemia

A pandemia da COVID-19 mudou a rotina dos estudantes de todos os níveis de educação. Suspensão de atividades acadêmicas presenciais, regras de isolamento social, condições consideradas em estudos científicos recentes como fatores de risco ao estresse e a saúde mental.   

Para criar um panorama dessas alterações e suas consequências na vida dos alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a pesquisa de doutorado intitulada “Bem-estar e estresse em estudante da Unioeste em tempos de pandemia”, pretende levantar dados dos alunos em todos os campi da Universidade para compreender como está a saúde dos estudantes durante a pandemia. 

O questionário que leva cerca de 20 minutos para ser respondido tem questões que contam com escalas internacionais validadas para o Brasil. Para respondê-lo, basta acessar o link https://pt.surveymonkey.com/r/YF9KT3S ou o e-mail institucional (Webmail) que pode ser acessado no menu inicial do site da Unioeste na parte superior da tela. 

As informações serão confidenciais e de extrema importância para conhecer as dimensões de bem-estar e diferentes variáveis nos estudantes. A doutoranda Adriana Rezende Lopes explica como essas informações serão utilizadas. “Os dados detalhados e completos irão compor a tese. Os dados mais específicos serão publicados em artigos científicos.  Pretendemos apresentar relatório sumarizado com os dados mais relevantes para divulgação à Pró Reitoria de Graduação (Prograd) e comunidade acadêmica”. 

Adriana lembra que é muito importante responder o questionário até o fim para que os dados captados sejam mais precisos, contribuindo assim para resultados mais próximos da realidade. 

A orientação da pesquisa é do professor doutor Oscar Kenji Nihei que reforça a relevância da pesquisa e pede a colaboração de alunos e professores para a divulgação do questionário. “Gostaríamos de contar com colaboração de todos para divulgação, pois entendemos que os dados levantados na pesquisa poderão fornecer informações relevantes para entendermos o impacto da pandemia e da rotina de vida no bem-estar e saúde dos graduandos".

A pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste, campus Foz do Iguaçu. Podem participar os estudantes de todos os cursos de graduação dos cinco campi da Instituição: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

Por Gilvana Giombelli

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.