Zoológico de Cascavel: Unioeste participa do plantio de mudas de Araucária

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participou, nesta quarta-feira (23), do plantio de mudas de Araucária no Zoológico de Cascavel, ação promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em comemoração ao Dia da Árvore – 21 de setembro. O plantio de cinco mudas da árvore símbolo do Paraná marca o penúltimo dia da Semana de Conscientização Ecológica: Adote o Verde do município.

Segundo o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, professor Dr. Rafael Mattiello, para Unioeste é primordial manter essas parcerias, porque são uma forma de ter uma ligação mais próxima com a realidade local. “Hoje, especificamente, representando a Universidade, plantamos uma árvore em nome da Unioeste. É uma forma de reafirmarmos esse compromisso que a Instituição tem com o seu entorno e, de uma forma simbólica, firmar raízes nessa parceria histórica que já temos com o município e com toda a região Oeste e Sudoeste do Paraná”.

Para o secretário do Meio Ambiente, Walter Yonegura, a integração entre o meio acadêmico e o poder público é fundamental. “A Unioeste tem nos auxiliado com projetos e ideias, que são trazidas pelos alunos, como a readequação dos recintos e fachada do zoológico. Essa integração é muito interessante, porque muitas vezes o poder público é engessado e esse auxílio nos traz agilidade”.

O coordenador do curso de Ciências Biológicas da Unioeste e representante do Conselho Municipal do Meio Ambiente, professor José Flávio Cândido Júnior, afirma que a parceria entre Prefeitura e Unioeste é enriquecedora para ambos os lados. “Tanto a Universidade quanto a Prefeitura estão sempre buscando auxílio quanto a parte técnica e de personalização. É uma parceria que só tem a ganhar. O acadêmico recebe treinamento em situações reais, os pesquisadores têm a oportunidade de desenvolver ideias e projetos, e a Prefeitura pode realizar projetos que são necessários para o município na área ambiental”.

Larissa Inês Squinzani, representante do mestrado de Conservação e Manejo de Recurso Naturais da Unioeste, ressaltou ainda que “foi de extrema satisfação participar desse ato simbólico do Dia da Árvore com o plantio de mudas de Araucária (Araucaria angustifolia), espécie considerada chave para o fornecimento de alimento para a fauna e é realmente gratificante realizar pesquisas para a conservação desta espécie em áreas de preservação do município de Cascavel, estimulando os elos da Unioeste com a sociedade local”.

Larissa, desde 2017 na graduação de Ciências Biológicas-Bacharelado da Unioeste, vem desenvolvendo trabalhos no Parque Municipal Danilo Galafassi onde se encontra o Zoológico Municipal de Cascavel, sobre a ecologia e conservação do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) com foco na dispersão do pinhão realizada por animais e atualmente realiza trabalhos na mesma temática no Parque Municipal Danilo Galafassi e Parque Ecológico Paulo Gorski (Lago Municipal de Cascavel) pelo programa de mestrado de Conservação e Manejo de Recursos Naturais da Unioeste. Na oportunidade também estiveram representando o Programa o mestrando Lázaro Henrique Soares de Moraes Conceição que desenvolve trabalhos de conservação da flora juntamente com o Herbário UNOP da Unioeste onde também pelo herbário contou com a participação da Elenice Liberali Faria.

Na ocasião o biólogo da Unioeste, Carlos Rodrigo Brocardo, que  é pesquisador do Instituto Neotropical e pós-doutorando em Biodiversidade pela Universidade Federal do Oeste do Pará, comentou também que  “embora seja uma ação simbólica, o plantio de pinheiros nessa área acaba auxiliando na conservação da biodiversidade nos seus três aspectos:  ao plantarmos numa Unidade de Conservação estamos auxiliando na manutenção do ecossistema; por ser uma espécie ameaçada, o plantio auxilia na recuperação da população que tem tido baixo recrutamento devido à fragmentação florestal e  para produção das mudas só usamos sementes da região Oeste do Paraná, assim conservamos a genética local, um fator que deveria ser observado antes de qualquer plantio da espécie. Na área do Zoológico, em especial, tem sido feito com ajuda da bióloga Vanilce Pereira (formada na Unioeste e demais funcionários, e visa recuperar uma população centenária que está em declínio.”

A coordenadora da Educação Ambiental, Indialara Taciana Rossa, conta ainda que desde o dia 28 estão sendo realizadas ações relacionadas ao plantio de árvores e limpeza de áreas de preservação. “Aqui no Zoológico foram plantadas 5 mudas de Araucárias, e continuamos com as ações até amanhã, quando serão plantadas 400 mudas de Araucárias no Lago Municipal. Além de realizar o plantio de árvores em toda a região de Cascavel, estamos enfatizando também sobre a preservação e a valorização das áreas verdes já existentes na cidade”.

Por Ana Cauneto e Patricia Bosso