Central de Notícias

Unioeste celebra o Dia do Contador comemorado nesta terça-feira

No dia 22 de setembro é celebrado o Dia do Contador. A data foi escolhida como homenagem ao primeiro curso de Ciências Contábeis regulamentado no Brasil em 1945, através do decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas.

O coordenador do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, professor Valdir Serafim Júnior, comenta que muitas pessoas têm dúvida sobre a diferença entre contador e contabilista. Ele explica que o termo contador aplica-se aos profissionais com formação superior enquanto o termo contabilista está vinculado tecnólogo em contabilidade.

Ele comenta ainda sobre a importância do Contador na sociedade e as diversas atividades que o profissional pode exercer. “Os contadores são importantes não somente com relação as conformidades legais empresariais, mas sim pela geração de informações para a tomada de decisões. Atuam dentro da temática contábil para diversas áreas, como ensino, empresarial, terceiro setor, ambiental e sustentabilidade, nas esferas públicas ou privadas, como contador, controller, auditor, consultor, perito, professor, pesquisador, escritor, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico do pais’’.

O curso de Ciências Contábeis do Campus de Foz do Iguaçu, segundo Valdir, foi implantado em 1979, na antiga Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Foz do Iguaçu (FACISA) sendo um dos primeiros cursos superiores da cidade. Em 1983, formou seus primeiros alunos e desde que implantado na Unioeste, em 1994, faz parte do CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus recebendo alunos em maioria da região Oeste do Paraná e formando há 41 anos contadores que desempenham papel de destaque nas mais diversas instituições.

Para o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Marechal Cândido Rondon, professor Valnir Alberto Brandt, o profissional de Contábeis caminha lado a lado com empresas e pessoas que mantêm algum tipo de negócio, sendo uma das profissões mais antigas do mundo. “No Livro de Jó, no Antigo Testamento, é mencionado sobre sua riqueza, e onde há riqueza sendo gerada há um profissional da área contábil trabalhando em prol de seu controle e de seu crescimento”, conta ele lembrando ainda que “durante a pandemia a profissão foi declarada como atividade essencial, fazendo com que os profissionais tivessem que manter suas atividades em prol da sociedade e do governo”.

Valnir comenta também que esse profissional faz um elo entre a sociedade e o poder público, puxando para si, muitas vezes, funções que não seriam de sua atribuição, mas dada a sua formação acaba por assumir mais responsabilidades. “Para além de ser contador, o profissional formado em Ciências Contábeis também exerce com exclusividade, dentre outras, a função de auditor e perito”, exemplifica.

No Campus de Marechal Cândido Rondon o curso de Ciências Contábeis iniciou no ano de 1980 junto com a então Facimar (Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon) transformada em 1994 na atual Unioeste, sendo o curso mais antigo do Campus, juntamente com os cursos de História e Letras.

Neste ano de 2020, a graduação completa 40 anos. O curso oferece anualmente 40 vagas no período noturno e conta com 12 professores sendo que destes oito são formados no próprio curso.

O coordenador do curso de Contábeis no Campus de Cascavel, professor João Vicente de Morares, em nome de todo o Colegiado parabeniza os profissionais de Contabilidade pelo seu dia. O professor conta que o curso de Contabilidade da Unioeste tem a preocupação de formar um profissional capaz de lidar como a questão científica da ciência contábil, sem deixar de lado a questão prática. “Formamos um profissional preparado para produzir informações gerenciais para o usuário interno, como também, informações para planejamento fiscal. Também existe no projeto pedagógíco do curso a preocupação de formar um profissional para atender o perfil da nossa região, que é eminentemente agrícola”, explica.

João Vicente ressalta ainda que não se pode deixar de enfatizar a importância desse profissional para as organizações como consequência para o país. “Profissional que sempre está ao lado do empresário auxiliando no âmbito gerencial e fiscal”.

A diretora do Centro de Ciência Sociais Aplicadas do Campus, professora Delci Grapégia Dal Vesco, aproveitou a oportunidade para exaltar que “não somente hoje mas todos os dias nós contadores (as) desempenhamos atividades essenciais a gestão de nossas empresas, tais como desenvolvimento de projetos, consultorias, controladoria, auditoria, planejamento tributário, financeiro e gerencial. Portanto, hoje é um dia mais que especial afinal somos essenciais para o bom desempenho empresarial. Destaca-se nesse dia a importância do curso de ciências contábeis da Unioeste – Cascavel que há mais de 40 anos instiga nossos jovens na busca contínua de informações, conhecimento educação continuada na região. Além do curso de bacharelado a Unioeste também oferta o curso de mestrado em contabilidade um diferencial de liderança para a região e já titulou ao longo de 5 anos do programa mais de 60 mestres produzindo ensino de qualidade e profissionais vitais ao equilíbrio das empresas e instituições da região. Parabéns aos nossos professores (as) contadores (as) e a todos os nossos (as) acadêmicos (as) que dedicam seus talentos no desenvolvimento da contabilidade”.

O curso de Contabilidade no Campus foi criado em 1976 através da Fecivel (Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel) que era uma Fundação Municipal. Antes eram somente quatro cursos de graduação, que habilitavam para licenciatura. O curso de Contabilidade acabou sendo foi incorporado ao Campus da Unioeste em 1994 e atualmente oferece 40 vagas – 5 anos de duração – turno: noturno – modalidade Bacharelado.

No Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade de 2020, existem atualmente cerca de 355.187 contadores e mais de 71.878 organizações contábeis. No estado do Paraná são cerca de 24.914 contadores.

Neste dia a Unioeste parabeniza a todos os contadores para que continuem contribuindo com o desenvolvimento da sociedade através de conhecimento e responsabilidade!

Por Gilvana Giombelli e Patrícia Bosso

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.