Atividades remotas: Unioeste realiza defesas de Mestrado e Doutorado

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) não paralisou as defesas de pós-graduação stricto sensu, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. As atividades acontecem de modo remoto. Até o momento, foram realizadas 389 bancas de defesa de mestrado e doutorado, em 54 cursos vinculados a 37 programas de Pós-Graduação, nos campi de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Sanimar Busse, afirma que os números correspondem a pelo menos 70% das defesas que aconteciam antes da pandemia. “O nosso objetivo é não paralisar as pesquisas e as atividades da pós-graduação e por isso viabilizamos formas de continuarmos o trabalho, não afetando assim os programas e seus respectivos cronogramas”.

Sanimar explica que a Universidade aprovou resoluções para esse fim, em maio e junho. “O processo atende todos os pré-requisitos de uma defesa presencial. O nosso trabalho continua, mesmo porque esses alunos ficam ansiosos para terminarem suas pesquisas, concluírem seus cursos e terem a documentação necessária para entrarem no mercado de trabalho”.

As pesquisas de pós-doutorado também continuam na Instituição, com repasse de bolsas pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado, parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Editais para novas bolsas ainda serão divulgados pelo CNPq.

A pró-reitora relata, ainda, que os alunos também estão fazendo seus estágios docentes em projetos de Extensão e outras atividades, exigência para conclusão dos cursos de Mestrado e Doutorado.

Salas virtuais

As defesas de Mestrado e Doutorado ocorrem por meio de plataformas virtuais e são sempre abertas ao público. Com uma interface simples, esses apps permitem a participação dos envolvidos nas defesas e um número expressivo de participantes. Os endereços para assistir as defesas estão disponíveis no calendário dos próprios programas.

A próxima semana, pós feriado de 7 de setembro, estará movimentada no meio virtual. No dia 8 de setembro, Lisiane Cristina Amplatz, às 14 horas, vai fazer a defesa falando sobre "O estudo da função afim a partir da interpretação global de propriedades figurais: uma investigação com estudantes do ensino médio". No dia 9 de setembro, às 14 h, por exemplo, a aluna Sonia Cristina Maciel, defenderá a dissertação "Avaliação como Prática de Investigação a partir da análise da produção escrita em um projeto de extensão". O trabalho é orientado pela professora doutora Andréia Bütner Ciani (Unioeste) e contará com os seguintes membros, os doutores Jader Otávio Dalto (UTFPR) – membro externo; Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan (UTFPR/Unioeste) - membro interno; Dr. Cristiano Forster (IFC) – Membro externo ; Dra. Dulcyene Maria Ribeiro (Unioeste) – membro interno. No dia 10, terão duas dissertações.

Já no dia 11, o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática irá realizar duas defesas. São elas: "A Dissertação Invariantes operatórios relacionados à generalização: uma investigação com estudantes do 9º ano a partir de situações que envolvem função afim", escrita Tamires Vieira Calado, sob orientação da professora veridiana rezende (Unioeste), será apresentada no período da manhã.

À tarde, Diullye Miola, defenderá sua dissertação "O Discurso Científico Presente na Propaganda Publicitária de Produtos de Beleza, sob a ótica da Análise Crítica do Discurso", sob orientação do professor doutor Marco Antônio Batista Carvalho. A banca será composta pelos doutores Marco Antonio Batista Carvalho (orientador/Unioeste); Tiago Pereira Leite (Univel); Dulce Maria Strieder (Unioeste); Fabio Lopes Alves (Unioeste); Valdecir Soligo (Unioeste).

As defesas são públicas e podem ser acompanhadas pela plataforma Google Meet. As defesas da próxima semana podem ser acompanhas pelos seguintes links: https://meet.google.com/usw-ukzv-hde; http://meet.google.com/fzm-kbzt-snn; https://meet.google.com/zip-hsfv-qou.

Por Mara Vitorino