Ranking: Unioeste está mais uma vez entre as melhores do mundo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está em um fluxo de crescimento contínuo nos rankings internacionais, ela foi classificada entre as melhores do mundo segundo o World University Rankings 2020 da revista britânica Times Higher Education (THE).

O ranking avaliou quase 1.400 universidades em 92 países. As notas são construídas com base em 13 indicadores que medem o desempenho das instituições em ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. Os indicadores de desempenho estão agrupados em cinco áreas: Ensino (ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, receita e reputação); Citações (influência da pesquisa); Visão internacional (funcionários, alunos e pesquisa); e Retorno financeiro da Indústria (transferência de conhecimento). A Unioeste ficou entre as melhores universidades em ensino aparecendo na 28ª posição e na América Latina a Instituição estava entre as 140 mais bem colocadas.

No World University Rankings 2021 a Unioeste foi classificada entre as 1001+ para este ranking foram avaliadas 1.527 universidades de 93 países e regiões de todo o mundo. No ranking das melhores universidades da América Latina a Unioeste ficou na posição 101-125 onde foram avaliadas 166 universidades em 13 países.

O ranking da Times Higher Education reflete uma importante mudança na forma de como as universidades são avaliadas e valorizadas pela sociedade. O objetivo é medir não apenas o desempenho das universidades em termos de pesquisa, mas também avaliar o ambiente de políticas internas, a inclusão, a diversidade e o compromisso de solucionar os 17 grandes desafios que a humanidade enfrenta, apresentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Pelo segundo ano consecutivo a Unioeste foi destaque na edição do The Three University Missions Ranking 2020, conhecido também como Moscow Ranking. Os critérios de avaliação desse ranking incluem 16 indicadores, divididos em três grupos: Educação, Pesquisa e Universidade e Sociedade. Dessa maneira, são avaliados a qualidade da educação, o trabalho científico e a terceira missão, que consiste na contribuição das universidades para o desenvolvimento social. Este é o primeiro ranking global que avalia este último item. A classificação global da Unioeste foi entre as 1500 melhores universidades do mundo (1301-1400).

Para o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, professor Dr. Rafael Mattiello, "o reconhecimento internacional da Unioeste em diferentes rankings universitários, denota que a universidade vem, cada vez mais, cumprindo sua missão de prover uma educação de qualidade, pesquisas acadêmicas de excelência e extensão universitária que impactam diretamente toda a sociedade em seu entorno. Os rankings melhoram o ambiente acadêmico, aumentam a reputação e o prestígio de nossa instituição no cenário internacional, proporcionam um crescimento nas parcerias institucionais e melhoram as oportunidades para nossos egressos. A Unioeste estar em evidência nos rankings internacionais é motivo de grande orgulho”.

Por Naiani Toledo