Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
  •  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste: Estação Experimental de Rondon recebe máquina a vapor da Itália

Unioeste: Estação Experimental de Rondon recebe máquina a vapor da Itália

Hoje (25), o Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia, Mandioca e Agricultura Sustentável do Oeste do Paraná, vinculado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  campus de Marechal Cândido Rondon, recebeu uma Máquina a Vapor para controle de plantas espontâneas, importada da Itália. A importação foi viabilizada por meio de Convênio entre a Unioeste e a Itaipu Binacional, com o objetivo de contribuir para o projeto “Fomento de ações e estabelecimento de uma vitrine tecnológica de agroecologia na Estação Experimental Professor Alcibiades Luiz Orlando, em Entre Rios do Oeste”.

Este projeto tem a finalidade de fomentar ações que viabilizem a realização de experimentos e validação de tecnologia para o sistema agroecológico e estabelecer uma vitrine tecnológica para o sistema agroecológico na Estação. A máquina adquirida possui um aquecedor de passagem para a produção de vapor o que a torna segura para utilização a campo (em movimento), além de ter uma grande capacidade de produção de vapor a alta temperatura e pressão. 

O professor do Centro de Ciências Agrárias, Emerson Fey, explica que nas agriculturas de base ecológica existe uma demanda muito grande de tecnologias adaptadas a esses sistemas de produção e uma delas é o desenvolvimento de alternativas para o controle de plantas espontâneas. “Além disso, quando se pretende manejar os sistemas agroecológicos em sistema plantio direto, sem preparo do solo, necessita-se também realizar o manejo das plantas presentes na área antes da implantação da cultura de interesse, para evitar a competição no início do seu desenvolvimento e inclusive facilitar o controle posterior nas entre linhas, pois as plantas espontâneas (daninhas) estarão menos desenvolvidas”.

Dentre as alternativas possíveis para realização desse manejo, a utilização do vapor possui grande potencial de viabilidade para a utilização no sistema plantio direto orgânico, pois o vapor aplicado em alta quantidade e temperatura sobre as plantas tem potencial de controlá-las sem provocar a combustão da palha  que existente na superfície do solo. 

No Brasil não são fabricadas máquinas para produção de vapor com aquecedores de passagem com essa capacidade de temperatura, volume e pressão de vapor. Segundo Emerson, o equipamento importado contribuirá muito para as atividades que estão sendo desenvolvidas no projeto. “Serão realizados experimentos para avaliar qual o melhor estádio para o controle das plantas espontâneas, a quantidade de vapor necessário para o controle, a velocidade de deslocamento da máquina, largura de trabalho possível, entre outros. Durante esse desenvolvimento objetiva-se tanto o manejo em área total para uso antes da implantação das culturas (sistema plantio direto) como também o manejo nas entre linhas das culturas posteriormente”, finaliza.

Texto: Ana Cauneto

WhatsApp Image 2020 08 25 at 17.03.09Professor Emerson Fey e professora Edleusa Pereira Seidel.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.