Unioeste e PTI seguem parceria histórica para o desenvolvimento regional

Em 1995, Itaipu Binacional e Unioeste firmaram um acordo para criação de cursos que incentivassem a criação de empresas de base tecnológica para promover a profissionalização local, contribuir com o desenvolvimento da região, além de qualificar os discentes para futuras demandas da usina. Essa cooperação possibilitou a criação do Curso de Ciência da Computação e posteriormente, em 1996, do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação - ITAI, para divulgar o conhecimento gerado pelo curso.

No ano de 1998, foi criado o Centro de Engenharias e Ciências Exatas - CECE da Unioeste, com a inclusão dos cursos de Engenharia Elétrica e Matemática no mesmo ano e Engenharia Mecânica em 2002, todos cursos no campus de Foz do Iguaçu. No dia 25 de maio de 2003 foi assinada a carta de intenções para a implantação do PTI. Na área onde antes funcionava o antigo alojamento para os barrageiros de Itaipu, definiu-se o endereço de um dos mais importantes espaços de integração entre ensino, pesquisa e tecnologia da América Latina. A inauguração do Parque Tecnológico de Itaipu foi realizada em 15 de agosto de 2003.

Segundo o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, é muito importante essa parceria histórica entre as entidades. "A parceria entre Unioeste e PTI é muito importante para toda região, estratégica para a universidade e traz muitos frutos para toda a sociedade. Hoje a visita ao general Garrido foi importantíssima para apresentar um pouco mais do trabalho que temos desenvolvido". É Importante ressaltar os trabalhos desenvolvidos durante a pandemia em conjunto com PTI. "A produção de face shields em impressoras 3D, o aplicativo CovidPR e os robôs de desinfecção hospitalar, entregues para os maiores hospitais da região, foram criados graças a essa parceria com a equipe do PTI", enfatiza Webber.

Também estiveram presentes o Vice-reitor Gilmar Mello, o Pró-reitor de administração e finanças Geysler Bertolini, o Assessor executivo Cláudio Marquetto, o assessor de comunicação social Victor Hugo Junior, além do diretor de Campus de Foz do Iguaçu Fernando Martins e o diretor do Centro de Engenharia e Ciências Exatas – CECE Romeu Reginato.

Fotos: Kiko Sierich/PTI