Central de Notícias

Agronomia desenvolve projeto de acompanhamento de cultivo da quinoa

O projeto intitulado “Acompanhamento do cultivo das culturas de quinoa e chia junto aos produtores rurais”, realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, faz parte dos estudos de melhoramento de quinoa e acompanhamento de agricultores produção e comercialização do produto na região oeste do Paraná, coordenado pelo professor Edmar Soares de Vasconcelos integrado ao curso de Agronomia.

A proposta tem como objetivo viabilizar o cultivo e a comercialização da quinoa na Região Oeste do Paraná. Os discentes acompanham as visitas técnicas aos produtores que desejam cultivar quinoa; participam da elaboração e análise e experimentação de relacionados a equipamentos empregados no cultivo, processamento e produção da quinoa. Na visão do coordenador, a contribuição do projeto é “vivenciar o dia a dia da profissão junto a produtores da região”.

Edmar explica ainda que a Unioeste contribuiu na infraestrutura de ensino e pesquisa, auxílio no transporte até a propriedade agrícola. Contudo, com a pandemia da covid-19, ele conta que os discentes deixaram de acompanhar as visitas aos produtores. “Porém, eu utilizei esse tempo de isolamento para elaborar, montar e testar a máquina de remoção de saponina, a qual agora será disponibilizada para os produtores que cultivaram quinoa na região Oeste do Paraná no ano agrícola no período de 2019/2020” acrescenta.

Mesmo com as atividades suspensas, o coordenador disse que o projeto obteve resultados. “O primeiro resultado foi conseguido por produtores que produziram quinoa nos municípios de Marechal Cândido Rondon e Toledo no ano agrícola de 2019/2020 e o segundo resultado foi a concepção da máquina de remoção de saponina, a qual é necessária fazer para melhorar a condição de comercialização da quinoa”.

Integram ao projeto: Edmar Soares de Vasconcelos (Professor); Ana Carolina Pinguelli Ristau (Doutoranda); Renato Alexandre Malfato (Mestrando); Bruno Capelani dos Santos (Mestrando); Diego Sidney de Oliveira Nunes (Graduando em Agronomia); Matheus Meyer do Carmo (Graduando em Agronomia). Entre outros oito discentes do curso de Agronomia.

Por Luis Gustavo 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.