Huop: visitas odontológicas diárias auxiliaram na redução de 50% de complicações na UTI

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) difere de uma ala da enfermaria em razão da complexidade dos pacientes internados. Nessa unidade, há a verificação dos sinais vitais dos pacientes a cada uma hora, enquanto na enfermaria, a verificação é feita a cada seis horas. A complexidade exige cuidados de uma equipe multidisciplinar, composta também pela equipe odontológica. No Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), as visitas odontológicas na UTI são diárias, com objetivo de evitar lesões e complicações mais graves. “Os pacientes têm o risco alto de desenvolvimento de pneumonias, principalmente os que estão em ventilação mecânica. A Odontologia tem como objetivo integrar a equipe para proporcionar uma visão completa do paciente, sendo assim, a diminuição do risco de complicações e outras infecções, que podem estar relacionadas com a saúde bucal”, explica a dentista e doutora em Estomatopatologia, Iris Sawazaki Calone.

Entre as complicações mais comuns na UTI, está a pneumonia, associada ao paciente em ventilação mecânica, e que pode estar diretamente ligada com a saúde bucal. “Há uma comunicação estreita da boca com as vias aéreas, e por isso, é necessário ter um cuidado com relação à higiene oral, que pode refletir diretamente no sistema respiratório, causando a pneumonia. Ou seja, é uma das medidas para evitar essa complicação”, afirma. Para auxiliar também nesse tratamento, o Huop adquiriu nesse ano um novo equipamento para realizar a laserterapia, essencial para a recuperação de lesões ulceradas. “Ela auxilia no controle de dor, tem uma sensação de analgesia, e a redução de edemas muito mais rápido”, explica.

Desde 2019, o Huop conta com uma equipe que atua diariamente na UTI Geral, e recentemente, as visitas diárias também foram contempladas na UTI Pediátrica. Na UTI Geral, a mudança é detalhada em dados, a qual de maio a setembro de 2018, quando não havia as visitas diárias, em comparação com os números de maio a setembro de 2019, com a equipe de Odontologia já ativa na unidade, a redução da média de pacientes com pneumonia associada a ventilação mecânica foi de 8,6 para 4 pacientes. “É importante ressaltar que é um mérito de toda equipe multidisciplinar. O trabalho conjunto, com a equipe de Odontologia, é essencial para diminuir o tempo de internamento do paciente”, enfatiza. A complicação por pneumonia é uma das causas que alonga o período de internamento do paciente. “Isso tem como resultado também uma melhor qualidade de vida do paciente, que por consequência fica menos tempo no hospital, e tem menos chances de complicações”, diz.

Além de avaliar as possíveis lesões, a equipe também auxilia na higiene oral, que deve ser realizada duas vezes ao dia. “As lesões na boca podem ocorrer durante a intubação, pelo trauma, e o fato da permanência dos tubos e ficar com a boca aberta por muito tempo, também requer atenção. Em razão disso, é necessário ter um procedimento básico de prevenção de infecções, planejamento das ações e o treinamento de toda equipe”, comenta.

Hoje, a equipe integra além de Iris, cinco dentistas, que realizam o atendimento diário na UTI Geral e UTI Pediátrica: Danielle Shima Luize, Daniela Pereira Lima, Francielle Carneiro Hirata, Patricia O. Nassar e Tatiana Assumpção. “A implantação deste serviço de odontologia hospitalar é uma conquista que beneficia os pacientes internados, minimizando infecções, melhorando a qualidade de vida, reduzindo o tempo de internação e diminuindo o uso de medicamentos ou mesmo de nutrição parenteral e eleva a qualidade do serviço prestado pelo Huop”, conclui Iris.