Unioeste: Pesquisa registra aumento de cesta básica em Francisco Beltrão e Realeza

A pesquisa da cesta básica realizada mensalmente pelo GPEAD (Grupo de Pesquisa em Economia, Agricultura e Desenvolvimento), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), constatou para o mês de julho, um aumento no custo dos alimentos da cesta básica nas cidades de Francisco Beltrão, correspondendo 0,48% e de Realeza sendo 3,99%. Em contrapartida, Dois Vizinhos e Pato Branco apresentaram redução de (-7,98%) e (-1,56%), respectivamente.

O custo da cesta básica ficou em R$ 376,17, em Dois Vizinhos; R$ 400,71, em Francisco Beltrão; R$ 375,88, em Pato Branco e, R$ 355,30 em Realeza.

O comportamento dos preços dos itens que compõem a Cesta Básica, entre junho e julho, de acordo com o DIEESE, seguiu uma trajetória de alta predominante nos preços do arroz, do óleo de soja e do leite. Por sua vez, os produtos que registram redução de preços foram: o tomate, o feijão e a batata. Nas cidades pesquisadas pelo GPEAD, o movimento dos preços apresentou um aumento para os seguintes produtos: arroz, óleo de soja, café e carne. Por outro lado, as reduções ocorrem no preço da batata, do tomate e do feijão.

O preço médio do arroz agulhinha teve redução em Francisco Beltrão de (-3,5%). Em Dois Vizinhos, Pato Branco e Realeza tiveram um aumento de 9,46%, 4,72% e 6,33% respectivamente. A alta dos preços se deve aos baixos estoques.

O óleo de soja apresentou aumento em Francisco Beltrão, Pato Branco e Realeza (8,33%, 2,01% e 7,19%), respectivamente. A maior demanda interna e externa tem elevado às cotações da soja e derivados.

As reduções de preços foram observadas nos preços do tomate, da batata e do feijão. Em Dois Vizinhos (-21,71%) e em Pato Branco (-13,64), apresentaram diminuição respectivamente. A queda se deve a uma maior oferta do fruto, que teve uma maturação acelerada em razão de temperaturas mais altas.

A batata teve encolhimento no preço em Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco (-34,43%, -28,74% e -31,5%), respectivamente. Na contramão, em Realeza houve aumento de 13,8%.

O preço do feijão apresentou redução no preço médio do quilo, com destaque para Francisco Beltrão (-5,33%) e Realeza (-2,62%).

Por GPEAD