Toledo: Pós em Desenvolvimento Regional e Agronegócio abre seleção de alunos especiais

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – Nível Mestrado e Doutorado (PGDRA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, informa à comunidade acadêmica que estarão abertas entre os dias 17 a 30 de agosto de 2020 às inscrições para a seleção de aluno especial, para o segundo semestre de 2020.

As aulas começarão no formato remoto síncrono, enquanto durarem a suspensão de aulas presenciais devido à pandemia do COVID19. No total são oito disciplinas, sendo: Dinâmica das Organizações; Geografia Regional; Geoprocessamento e Desenvolvimento Regional; Logística Agroindustrial; Técnicas de Análise dos Componentes da Dinâmica Demográfica; Tópicos Especiais em Cadeias Produtivas: Pesquisa Operacional; Tópicos Especiais em Economia Regional: Demografia e Desenvolvimento Econômico e Tópicos Especiais em Economia Regional: Valoração Econômica Ambiental. O candidato poderá escolher apenas duas, mediante pagamento de uma taxa de R$ 150,00.

Para fazer a inscrição, acesse: http://www.unioeste.br/pos/inscricoes/
Mais informações sobre o edital: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/pos/pgdra/normas-e-editais/editais/51488-selecao-de-alunos-especiais-segundo-semestre-2020

As disciplinas ofertadas e os seus respectivos objetivos são:

• Dinâmica das OrganizaçõesCompreender de forma aplicada o sistema agroindustrial, que congrega as diferentes etapas do processo produtivo, diante do paradigma da nova economia institucional. Avaliar a competitividade do sistema agroindustrial relacionando-o com as estruturas de governança, decorrentes dos atributos de transação.
  • Geografia RegionalEntender as relações de produção e o espaço geográfico voltada às especificidades do pertencimento regional e territorial, utilizando a abordagem do desenvolvimento regional, territorial, urbano, local e do lugar.
  • Geoprocessamento e Desenvolvimento Regional: Fornecer um instrumental de análise para a compreensão dos fenômenos espaciais e regionais. O curso dá ênfase à aplicação da análise espacial, com a utilização de Sistemas de Informações Geográficas, para problemas concretos do desenvolvimento regional. Portanto, o aluno será dotado de um instrumental de análise geoespacial para a construção de mapas temáticos, mapas de fluxos e diversos outros outputsrelacionados aos SIGs para a compreensão da dinâmica das regiões.
  • Logística Agroindustrial: Considerando-se como correto tratamento aos problemas logísticos aquele que implica equacionamento abrangente, integrado e estratégico, a disciplina objetiva abordar as cadeias produtivas agroindustriais e suas relações como os mercados, por meio da logística, procurando: a) Aprimoramento da visão da logística empresarial; b) A Instrumentalização para a tomada de decisão; c) Desenvolvimento da capacidade de concepção das redes logísticas otimizadas das empresas.
  • Técnicas de Análise dos Componentes da Dinâmica Demográfica: Fornecer um instrumental para calcular, avaliar e interpretar os principais componentes da dinâmica demográfica: fecundidade, mortalidade e migração. Permite calcular e interpretar a expectativa de vida. Possibilita analisar o tamanho, a composição e distribuição da população, por sexo e idade. Observar, analisar e interpretar as mudanças nos componentes demográficos e a transição demográfica. Compreender as transformações demográficas e seus efeitos para a economia e desenvolvimento.
  • Tópicos Especiais em Cadeias Produtivas: Pesquisa Operacional: Considerando-se como correto tratamento aos problemas logísticos aquele que implica equacionamento abrangente, integrado e estratégico, a disciplina objetiva abordar as técnicas de otimização e simulação existentes na literatura, procurando: a) Aprimoramento da visão da logística empresarial; b) A Instrumentalização adequada para a tomada de decisão; c) Desenvolvimento da capacidade de concepção das redes logísticas otimizadas das empresas.
  • Tópicos Especiais em Economia Regional: Demografia e Desenvolvimento Econômico: Abordar a teoria, os modelos de economia urbana e regional, bem como a análise dos recursos naturais, e a distribuição espacial das atividades no âmbito das regiões. Com foco nos temas diretamente associados aos interesses do programa, visando dotar os alunos de um instrumental teórico que lhe permita interpretar e analisar o processo de crescimento e desenvolvimento econômico e demográfico, relacionando-os com o comportamento demográfico das populações.
  • Tópicos Especiais em Economia Regional: Valoração Econômica Ambiental: Desenvolver habilidades para o uso dos métodos de valoração econômica ambiental. Compreender o meio ambiente desde uma concepção sistêmica e holística a partir da inter-relação dos componentes naturais sociais e econômicos. Empregar os métodos de preferencias reveladas e declaradas para valoração econômica de bens e serviços ambientais nos estudos de casos selecionados.