Central de Notícias

Huop: Profissionais da Ala Covid-19 recebem homenagem de familiares

“Queria dizer que te amo muito, e tenho muito orgulho de você estar trabalhando nessa área”. Essas são palavras da Benedita Tereza Atamamtchuck, mãe da técnica de Enfermagem, Fabiana Atamamtchuck, que está trabalhando atualmente na Ala Covid-19 do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop).  Em razão das precauções por conta da pandemia, ela não visita a mãe com frequência. Os abraços nesse momento foram trocados pelos toques com os pés. “Às vezes nos encontramos para conversar de longe, mas sem nenhum toque, nenhum abraço. Não achei que sentiria tanta falta”, diz Fabiana, que além da mãe, também sente falta do abraço da filha. “Sinto muita saudade. Fiquei muito feliz em receber essas mensagens delas”, comenta.

As homenagens foram organizadas pela equipe multidisciplinar do hospital, com o objetivo de minimizar os impactos causados pela pandemia, principalmente em razão da distância da família. Fabiana foi uma das profissionais da unidade que recebeu a homenagem por vídeo. Palavras como a da dona Benedita contagiaram a unidade, e trouxeram ânimo até mesmo para quem ajudou a organizar as homenagens, e por fim, também recebeu as mensagens dos familiares. “Pedimos esses vídeos para os familiares justamente porque muitos estão isolados da família. É como se eles dissessem ‘faça um serviço bem feito, que nós estamos do outro lado te apoiando. Estamos juntos nessa’. Saber que os familiares apoiam estar nessa função e a importância de estarem trabalhando na linha de frente, traz um conforto muito grande”, comenta a diretora de Enfermagem, Sara Treccossi. “Em meio a dias com tantas dificuldades, receber mensagens de pessoas que não vemos há algum tempo, nos emociona de um jeito diferente. Vimos a felicidade dos profissionais nesse momento, o quanto eles se sentem amados. Isso renovou as energias da unidade”, ressalta o coordenador de Enfermagem da Ala Covid-19, Joabe Ferreira.

Além da equipe de Enfermagem, os residentes e médicos também foram homenageados. Os coordenadores médicos da unidade, Gabriel Kreling, Thiago Giancursi e Péricles Almeida Duarte, foram surpreendidos durante o atendimento na unidade. As palavras dos familiares contagiaram sorrisos não apenas nos homenageados, mas também da equipe que convive diariamente com os profissionais. “Isso faz com que cada um pense na sua família, nas pessoas que mais amamos. Saber que tem pessoas rezando por nós, nos dá uma motivação ainda maior para estar aqui”, diz Gabriel. “É muito bom saber que temos tantas pessoas nos desejando coisas boas nesse momento. Nos deixa muito feliz”, finaliza Thiago.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.