Projeto de Extensão: Grupo registra a história da saúde coletiva em Cascavel
O curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel atua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel em vários espaços, entre eles na Educação Permanente, quando os professores e alunos da quarta série do curso, na disciplina de Prática de Ensino II planejam e executam projetos de educação permanente sobre variadas necessidades educativas advindas dos servidores da Secretaria de Saúde, que hoje possui um espaço próprio: a Escola Municipal de Saúde Pública.
A coordenadora do projeto e professora da Unioeste, Rosa Maria Rodrigues, explica que diante dos desdobramentos das crises nas políticas sociais, percebia-se que era preciso sistematizar conhecimentos sobre os serviços de saúde ao longo de sua constituição histórica para dar visibilidade às políticas de saúde que foram se construindo no Brasil e em Cascavel.
Neste contexto, a pesquisa tem o objetivo de levantar e registrar a história da saúde pública/coletiva no município de Cascavel. O trabalho é realizado com base em fontes documentais, jornais desde os anos de 1960 arquivados na Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos, e pela história oral.
A professora doutora Rosa Maria afirma que a motivação para investir esforço humano e intelectual nesta pesquisa está no fato de fortalecer e divulgar conhecimento confiável que mostre o valor da política pública de saúde. “Esse valor tem no Sistema Único de Saúde sua máxima expressão. O Sistema Único de Saúde é uma política solidária e universal que reúne em seu bojo toda a população brasileira indiscriminadamente”.
A pesquisa tem como membros a professora Doutoranda Alessandra Crystian Engles dos Reis, doutora Solange de Fátima Reis Conterno, Enfermeiro Mestre, Gerente da Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde, Gilson Fernandes da silva, alunas de iniciação científica Jéssica Borges Lúcio Barhart, Mariel Ferrando, Géssica de Lima e Márcia Eduarda dos Santos, além das alunas da quarta série que auxiliaram na coleta de dados em 2019.
Para assistir o vídeo produzido a partir da pesquisa realizada, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=EnvdfQlnyQM&feature=youtu.be