Unioeste: Campus de Toledo promove podcast infantil com foco na ciência

O Projeto de extensão COMQUIMICA das crianças, do Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo (NECTO) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tem uma nova atividade cadastrada para o período de isolamento social, em função da pandemia da Covid-19.

A atividade denominada “Ciências em Historinhas” é um podcast com histórias infantis, no qual conteúdos de Ciências fazem parte do enredo. Esta atividade tem como objetivo principal instigar a imaginação das crianças de 8 a 12 anos, proporcionando que estas interajam com assuntos ligados as ciências em tempo de isolamento social. Os materiais são produzidos a partir de textos de literatura, sendo uma atividade que une a Literatura e Ciências e pode auxiliar professores na proposição de suas aulas em tempo de pandemia, de modo a manter os estudantes interagindo com conteúdo escolar.

Do mesmo modo, o conteúdo pode ser utilizado por pais que buscam manter seus filhos ativos e com acesso à conteúdos de entretenimento de qualidade. Também esta atividade permite a inclusão de crianças com baixa visão e cegos, já que o conteúdo tem como foco a audição.

Participam da atividade as professoras Marcia Borin da Cunha e Olga Maria Schimidt Ritter e as bolsistas de extensão Camila da Silva Rodrigues e Bruna de Merlo Assumpção. Todos os participantes fazem narração das histórias que são disponibilizadas em plataformas digitais toda a quarta-feira.

Além disso, o material pode ser utilizado em aulas didáticas por professores do ensino fundamental.

O podcast está disponível no Spotify, Anchor, Google Podcasts, Breaker, Radio Public, plataforma do Youtube e na página do Facebook do projeto COMQUIMICA das crianças.

Por Luis Gustavo