Central de Notícias

Clínica de Odontologia da Unioeste permanece em funcionamento

Mesmo com a pandemia da Covid-19, a clínica de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) continua prestando atendimentos à comunidade. Além dos atendimentos de urgência e emergência, que não foram interrompidos, estão sendo realizadas consultas de retorno de pacientes que já estavam em tratamento odontológico. Docentes, servidores e pacientes estão sendo submetidos aos cuidados necessários relacionados ao coronavírus.

O diretor do Ambulatório de Assistência Odontológica, Carlos Augusto Nassar, explica que nesse momento os alunos de graduação não estão prestando atendimento aos pacientes. “O atendimento está sendo realizado pelos docentes no Centro de especialidades Odontológicas e pelos residentes das áreas de Cirurgia e Traumatologia Buço Maxilo Facial e residentes da área de Reabilitação Oral e Prótese Dentária”.

Hoje, estão sendo executados procedimentos de Prótese Dentária, Endodontia, Periodontia, Estomatologia, Cirurgia e aos Pacientes com Necessidades especiais.

A professora doutora do curso de Odontologia, Fabiana Naufel, relatou que a clínica opera com os professores plantonistas e com residentes, dentistas formados, que foram selecionados para Especialidades em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Reabilitação Oral. “Estamos atendendo com todos os critérios de segurança necessários para proteção tanto dos pacientes, como dos que aqui trabalham”.

Carlos ressalta que os docentes e servidores estão sendo submetidos a aferição de temperatura, usando máscaras, bem como todos os equipamentos de proteção individual para os atendimentos. “Todos os procedimentos de limpeza e desinfecção das cadeiras odontológicas estão sendo realizados regularmente e criteriosamente, seguindo todas as recomendações da instrução do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e do decreto da prefeitura de Cascavel”, explica.


Os pacientes também estão passando por medição de temperatura. Além disso, respondem um questionário de saúde, sendo posteriormente atendido pelo profissional responsável. Durante esse processo, o paciente deve utilizar máscara, retirando apenas durante o atendimento. Segundo o diretor, as clínicas odontológicas têm à disposição álcool em gel para desinfecção das mãos e cartazes com instruções sobre a Covid-19.


Os pacientes com urgência e emergência podem procurar o atendimento das 8 às 17 horas. Os atendimentos eletivos estão sendo realizados apenas nos pacientes que são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, mediante marcação de horário agendado pela Unidade ao profissional especialista.

 

Texto: Ana Cauneto

Fotos: Mara Vitorino

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.