Ao alcance das mãos: Foz lança aplicativo completo da Covid-19

O lançamento, que reúne PTI, Prefeitura e Unioeste, foi nesta quarta-feira, 29. Usuários poderão fazer autoavaliação e receber feedback diário de agentes de saúde do município

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) lançaram nesta quarta-feira (29) o aplicativo CovidPR, uma tecnologia desenvolvida para integrar a população, os profissionais de saúde e os gestores no enfrentamento ao novo coronavírus.

O sistema foi apresentado pelo vice-prefeito e secretário de saúde, Nilton Bobato, pelo professor Antonio Marcos M Hachisuca, do curso de Ciência da Computação da Unioeste e pelo diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido durante uma live, na página da Prefeitura pelo Facebook.

O aplicativo foi desenvolvido com apoio da Startup STAC, além de estudantes e egressos da Unioeste. O PTI também disponibilizou a infraestrutura do Data Center Tércio Parcitti para hospedar a solução.

Adaptado às necessidades locais, o software poderá ser utilizado tanto pela população – fazendo a autoavaliação diária e acessando as informações – quanto por agentes de saúde, como uma ferramenta de apoio, possibilitando o acompanhamento remoto dos sintomas das pessoas que utilizarem o app, incluindo recomendações sobre a necessidade de encaminhamento ao hospital ou quarentena domiciliar.

“Esse é mais um grande passo no enfrentamento à covid-19. Aliar a tecnologia aos processos de saúde pública é um importante avanço e também um diferencial para prevenção da doença e de crises. Continuamos no caminho certo e agradecemos a todos os parceiros que estão comprometidos em superar essa pandemia”, enfatizou Bobato.

O CovidPR é de fácil utilização e, com poucos cliques, o usuário consegue registrar dados pessoais, sintomas e a localização atual por meio de georreferenciamento. Essas informações podem auxiliar os agentes de saúde no monitoramento dos casos subnotificados, identificar novos suspeitos e os locais com maior risco de acordo com os sintomas informados no cadastro. Portanto, um instrumento essencial para evitar a proliferação viral, seguindo as orientações de profissionais capacitados no direcionamento dos usuários sobre as recomendações de prevenção e o como se comportar em caso de suspeita.

No menu “Notícias” é possível acessar informações oficiais e atualizadas, evitando a disseminação de notícias falsas (fake news) sobre o tema.

O diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, destacou a importância de ações conjuntas para o enfrentamento da pandemia. “No momento em que os esforços são somados para propor soluções para o enfrentamento da covid-19, o Parque Tecnológico de Itaipu, por intermédio dos seus Centros de Competência e com o trabalho de seus colaboradores, contribui para o desenvolvimento de um aplicativo que se transforma em mais uma ferramenta para combatermos esse inimigo invisível. E complementa: “Juntos somos mais fortes e atravessaremos esse período de turbulência”.

De acordo com o coordenador do projeto, Antonio Marcos Hachisuca, do curso de Ciência da Computação da Unioeste, a inspiração para a criação do projeto veio do exemplo de outras experiências internacionais similares que apresentaram bons resultados. “A ideia de uma tecnologia com foco no monitoramento de pessoas já vem demonstrando eficácia, por isso adaptamos para nossa realidade e esperamos que a população utilize essa ferramenta de forma ampla”, finalizou.

O CovidPR está disponível para usuários do sistema Android no link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.fozunioeste.covid19A previsão é que na próxima semana esteja habilitado também para iOS.
(Com Comunicação Social de Itaipu Binacional e Prefeitura de Foz do Iguaçu)