Governador anuncia investimentos para enfrentamento da Covid-19 no Huop

O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, realizou uma visita técnica no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) nessa sexta-feira (24), e na ocasião anunciou repasses financeiros para o enfrentamento da Covid-19. Foi autorizado o repasse de até R$ 8,4 mi, no período de seis meses, para ampliação de 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 32 leitos de enfermaria. Também foi anunciado o investimento de R$ 2 mi para compra de equipamentos. Após a assinatura do documento, as autoridades aproveitaram a oportunidade para atender a imprensa local.

De acordo com o governador, a ampliação nesse momento é de extrema importância para o enfrentamento da pandemia. “Temos ampliado de forma significativa o número de leitos em toda região Oeste, pensando na descentralização da saúde em nosso estado”, diz. “É importante dizer que nesse momento a curva não está tão acentuada por conta do isolamento social e o número de testes realizados pelo Lacen. Mas precisamos estar preparados”, enfatiza.
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, esteve presente na visita técnica ao hospital e aproveitou para dizer sobre a importância de os municípios estarem em sintonia nesse momento. “Percebi muitas dificuldades na região Oeste do Paraná nos anos anteriores, no que diz respeito a encaminhamento e referência de pacientes. Agora vemos um passo adiante, todos unidos e em sintonia para o enfrentamento do coronavírus”, diz. O prefeito, Leonaldo Paranhos, também salientou a importância dessa união. “Estamos em sintonia e por isso, os investimentos feitos na região Oeste são de grande valia”, comenta.

HUOP É REFERÊNCIA NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19

O Huop é referência no atendimento de pacientes com suspeita da Covid-19 na região Oeste, e adequou o espaço da Ala de Queimados, com capacidade de até 32 leitos, para o atendimento. A Ala Covid-19 do Huop tem até o momento instalados 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 20 leitos de enfermaria. O planejamento agora é de ampliação para até 62 leitos (30 de UTI e 32 de enfermaria). Além da adequação de espaço, o hospital também tem ofertado treinamentos e simulações realísticas sobre a condição clínica dos pacientes suspeitos da doença, para toda equipe multidisciplinar que atende no espaço.
O hospital tem recebido nesse período também diversas doações, que possibilitaram compra de materiais de EPI’s e equipamentos. Dentre as conquistas, também está um tomógrafo, que não estava em uso, e portanto, através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, foi disponibilizado ao hospital. Em cerca de 25 dias, foi transportado e instalado, e será exclusivo para atendimento de casos de Covid-19.
Diante do cenário, o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Alexandre Webber, comentou sobre a necessidade dessa ampliação e preparo para o atendimento das vítimas. “Precisamos analisar o que aconteceu no mundo e aprender com o erro dos outros. Por isso, essa estrutura é importante e precisa estar pronta”, ressalta.

CHAMAMENTO PÚBLICO VAI CONTRATAR ENFERMEIROS E TÉCNICOS

Para a ampliação dos leitos, é necessário também mais profissionais de saúde para atender os pacientes. Em razão disso, foi publicado o edital de chamamento público para contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. De acordo com o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, está prevista a contratação de até 170 servidores. “Prevíamos um pico do número de pacientes no fim de março, mas não aconteceu em razão do isolamento social. Porém, esse pico pode surgir e por isso é necessário esse planejamento, para que estejamos preparados caso aconteça”, finaliza Rafael.
Os chamamentos públicos para contratação estão disponíveis no site da Unioeste, através do link: http://projetos.unioeste.br/huopforum/index.php?fbclid=IwAR1w626u9eXYu6n6RtngpdA2RcG6wPgyp9DRXQyz0N6Z1Ce27z-A3EARIw4

WhatsApp Image 2020 04 24 at 17.37.06WhatsApp Image 2020 04 24 at 17.37.08

Texto: Beatriz Baron